(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Cabanhas São Xavier, La Coxilha e Três Marias se destacam no Teste de Eficiência Alimentar Angus

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), a Cabanha La Coxilha, de Cacequi (RS) e a Estância Três Marias, de Santa Vitória do Palmar (RS), foram destaque no Teste de Eficiência Alimentar Angus que avaliou, por 70 dias, o Consumo Alimentar Residual (CAR) de 19 touros provenientes de 13 propriedades. Os resultados da prova, realizada pela Associação Brasileira de Angus em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foram conhecidos na segunda-feira (08/10) durante dia de campo na Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, em Eldorado do Sul (RS). O touro 2284 Mont Black TE, filho do R B Tour of Duty 177, da Cabanha São Xavier, foi o grande destaque do teste. O animal consumiu 1,7 quilogramas de matéria seca a menos do que o esperado para o ganho de peso atingido. O segundo lugar foi conquistado pelo touro La Coxilha TE10 Cumbiero Brilliance, filho do Sav Brilliance 8077, da propriedade La Coxilha, que atingiu CAR negativo de 1,4 quilogramas. O consumo alimentar do exemplar 3 Marias 171 Priority, filho de SAV Priority 7283, que ocupou o terceiro lugar no ranking, ficou com CAR negativo de 1,2 quilogramas.

De acordo com o presidente do Conselho Técnico da Angus e proprietário da Cabanha São Xavier, Camilo Vianna, o touro campeão do teste retornará à propriedade para ser usado em monta a campo nas fêmeas geração 2017, afim de multiplicar a genética eficiente em toda uma geração. “A prova é muito importante, pois mostra que estamos no caminho certo de seleção, onde nossa filosofia de trabalho é buscar animais economicamente mais eficientes para nossa propriedade e para os nossos clientes”, disse. Vianna ainda ressaltou que o resultado do teste é bastante positivo e prova a qualidade da raça Angus tendo em vista as adversidades de clima enfrentadas. “Nós criadores e a Associação Brasileira de Angus estamos muito felizes com a prova. Para o ano que vem esperamos mais centrais e animais participando, a fim de difundir a raça gerar ainda mais dados importantes aos pecuaristas.”

O touro La Coxilha TE10 Cumbiero Brilliance, segundo o proprietário da Cabanha La Coxilha, Gabriel Barros, é resultado de planejamento realizado nos primeiros anos de propriedade. “Pensamento muito jovem que deu resultado”, disse. Além disso, Barros ressaltou que o exemplar é fruto de acasalamento dirigido e que o irmão está em uma central de inseminação. “Por ter diversos criadores que apostaram no teste com 20 animais praticamente oriundos de todos os lugares do Rio Grande do Sul, e a nossa cabanha com pouquíssimo tempo de vida, já conseguir sair na frente para nós é uma grande satisfação”, disse, ressaltando que o resultado também mostra que a propriedade está no caminho certo.

Além de analisar o Consumo Alimentar Residual dos aninais, o teste avaliou a Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea na Picanha (EGP), Espessura de Gordura Subcutânea na Costela (EGS) e Gordura Intramuscular (IMF – Percentagem de Gordura Intramuscular). De acordo com o levantamento final, os touros encerraram a prova com média de 113,91 cm² de AOL, 6,48 mm de EGS, 8,97 mm de EGP e 4,07% de IMF. A média de ganho de peso registrada foi de 148,58 quilos, cerca de 1,64 quilos de ganho médio diário. “Tivemos excelentes resultados. Não poderia ser diferente, ainda mais nas condições que tivemos”, avaliou o professor da Ufrgs e coordenador do teste, Jaime Tarouco. Ele ainda ressaltou que a prova realizada é a primeira a levar em consideração o ajuste por composição corporal ao calcular o CAR.

A expectativa, de acordo com o gerente de fomento da Angus, Mateus Pivato, é que a próxima edição da prova reúna ainda mais criadores. “Esperamos que essa primeira avaliação sirva de base para próxima e também incentive outras propriedades a trazerem seus animais”, disse. Participaram do Teste de Eficiência Alimentar Angus as cabanhas Santa Thereza, CIA Azul, Estância Tradição, Fazenda da Barragem, Santa Nélia, Santa Joana, GAP, Três Marias, Haras Warszawsky, Santa Cecília, Irmãos Soldera Agronegócio, La Coxilha e São Xavier.

Fonte: Jardine Comunicação

Deixe uma resposta