Ponta Grossa é a próxima parada das classificatórias ao Freio de Ouro

Seletiva agrega competidores de Santa Catarina e Paraná, que vem despontando no cenário da raça Crioula

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
Paranaenses e catarinenses novamente se unem em uma classificatória do Freio de Ouro. De 21 a 24 de junho, o município paranaense de Ponta Grossa será o palco da seletiva da prova que é a principal ferramenta de seleção da raça Crioula, onde 16 conjuntos, com oito cavalos e oito éguas, garantirão vagas para a grande final da modalidade, que ocorre no primeiro final de semana da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Para o vice-presidente Administrativo e financeiro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), César Hax, a expectativa é de mais uma prova de alto padrão como foi esta classificatória no novo modelo implantado pela entidade. “Neste novo formato onde unimos Santa Catarina e Paraná, que iniciou no ano passado em Chapecó (SC), os paranaenses sediam pela primeira vez. Contamos com uma expectativa grande de bons animais e um bom nível de prova. Trabalhamos com dois trios de jurados, pois entendemos que teremos um número expressivo de animais”, ressalta.
Hax destaca também o crescimento da raça nos dois Estados, especialmente com os investimentos realizados por criadores do Paraná. “São regiões de um investimento muito alto no cavalo Crioulo, que contam com os maiores rebanhos da raça após o Rio Grande do Sul. E o Paraná, especificamente, tem um investimento muito pesado em genética, tendo um dos melhores rebanhos, com grandes criadores e criatórios de muito capricho e zelo na raça”, observa.
O julgamento das fêmeas será de responsabilidade de Mauro Ferreira, Luciano Passos e Luis Weber. Já nos machos, os jurados serão João Arisio, Felipe Maciel e Gustavo Weiand. O Ciclo do Freio de Ouro, organizado pela ABCCC, tem o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga com o apoio de Supra.
Confira a programação
21 de junho de 2018 (quinta-feira)
7h30min – Início do Exame de Admissão – Cat. Fêmeas e Machos
9h30min – Encerramento do Exame de Admissão
10h – Julgamento Morfológico – (Fêmeas)
14h – Julgamento Morfológico – (Machos)
22 de junho de 2018 (sexta-feira)
8h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)
13h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)
23 de junho de 2018 (sábado)
8h – Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos)
14h – Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos)
24 de junho de 2018 (domingo)
9h – Fase Final (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)
12h – Encerramento e entrega de prêmios

Deixe uma resposta