(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Clima: o que esperar para as safras de inverno e verão?

Previsão climática destacada no III Fórum Estadual do Agronegócio pode animar os produtores rurais do Sul

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Antes do plantio das culturas de lavoura, diversos produtores se preocupam em verificar a previsão do tempo. O clima, que é uma incógnita, é um dos fatores decisivos para uma boa safra. O engenheiro agrônomo e meteorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima/SP, que palestrou no III Fórum Estadual do Agronegócio, acredita que os gaúchos terão condições favoráveis para os plantios neste ano. “Os produtores terão duas condições que as lavouras de inverno, como trigo e cevada, gostam: umidade e temperatura baixa”, diz.

Para a safra de verão, Santos destaca que a tendência é de que em setembro e outubro ocorram chuvas um pouco acima da média esperada para a época, o que pode atrapalhar o início do plantio das culturas. No entanto, ressalta que esse atraso não deve trazer prejuízos aos produtores.  “Há uma tendência para que depois de outubro as chuvas se normalizem, voltem a ser mais regulares e espaçadas até o final do verão, ou seja, o Rio Grande do Sul vai ter um clima excepcional tanto no inverno quanto na safra 2018-2019”, finaliza.

 

Sobre os Fóruns

O fórum é realizado desde o ano de 2016 e conta com a presença de produtores rurais da região, estudantes de áreas relacionadas, técnicos agrícolas e empresas do setor. Neste ano, a questão climática foi incluída na programação após uma sugestão de conteúdo vinda dos outros anos, visto que o clima é um fator chave para os agricultores.

A programação de sexta-feira acontece até a noite, onde será realizada a palestra magna com o ex-ministro da Agricultura e Abastecimento, Roberto Rodrigues.  No sábado, as palestras iniciam pela manhã e seguem pelo turno da tarde.

Deixe uma resposta