(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

1ª Feira do Produtor é realizada em Carazinho

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Desde o último sábado (09/06), a comunidade de Carazinho passou a contar com a Feira do Produtor, que será realizada quinzenalmente, das 7h às 14h, na Gare. A primeira edição contou com grande público que foi prestigiar e adquirir os produtos dos 13 feirantes, agricultores do município de Carazinho. Essa foi uma iniciativa da Prefeitura de Carazinho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater/RS-Ascar.

Conforme o secretário municipal da Agricultura, Aldrin Keyser, a reativação da feira era uma cobrança muito grande da população e a Secretaria já vinha trabalhando nessa questão desde o ano passado, com a parceria da Emater/RS-Ascar, o Setor de Fiscalização da Prefeitura e da administração municipal. “Estamos muito satisfeitos com o retorno da feira. Agradecemos a todos que se empenharam para que esse evento fosse possível. A partir de agora temos produtos novos, frescos e de qualidade, produzidos em Carazinho com o mínimo de agrotóxicos. Convidamos a todos que prestigiem a Feira do Produtor”, destacou o secretário.

O prefeito Milton Schmitz e acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social Andréia Schmitz estiveram na feira pela manhã. O prefeito parabenizou a Secretaria de Agricultura, a Emater/RS-Ascar e os produtores envolvidos para a realização do evento. “Todos estão de parabéns. Essa primeira edição já foi um sucesso e a tendência é melhorarmos ainda mais nas próximas”, enfatizou o prefeito.

Dentre os produtos encontrados na feira estão mel, alface, feijão, batata, batata-doce, chuchu, milho verde, pipoca, rúcula, radite, rabanete, salame, mandioca, feijão, beterraba, laranja, bergamota, queijos, bolachas, pães e cucas.

A família Hammel, de Pinheiro Marcado, é uma das expositoras. Segundo Aldemir Hammel, essa iniciativa é benéfica tanto para os produtores quanto para o público. “Minha família trabalha com agricultura familiar e oportunidades como essa feira somam muito na nossa renda”, disse.

Cetrat comercializou seus produtos

O Centro de Tratamento a Dependentes Químicos de Carazinho (Cetrat) foi um dos feirantes, expondo e comercializando seus produtos como hortaliças, pães e biscoitos. De acordo com a engenheira agrônoma, Ana Clara Vian, a Emater/RS-Ascar presta assistência ao Cetrat, tanto na produção, quanto na realização de cursos e capacitações e, agora, na legalização da agroindústria, rotulagem dos produtos e boas práticas de fabricação.

O Cetrat é uma Organização Não Governamental que, além proporcionar tratamento aos internos, desenvolve outras atividades, como cultivo de hortas e produção de ovos. O Centro possui uma padaria que possibilita a elaboração de vários produtos para comercializar e assim auxiliar na manutenção da entidade.

Deixe uma resposta