Expansão do Cavalo Crioulo é firmada em Passaporte de Londrina

Exposição durante a Expolondrina selecionou animais da raça para Nacional que ocorrerá durante a Expointer

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
Em Londrina (PR), a quarta Exposição Passaporte definiu seus campeões para disputar a Nacional da Morfologia na Expointer 2018. O evento ocorreu durante a Expolondrina e foi organizado pelo Núcleo local com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A feira é considerada essencial para a divulgação do Cavalo Crioulo especialmente pelo fato de dividir espaço com outras raças de equinos e também de bovinos.
No dia 14 de abril, os animais entraram em pista para a primeira etapa do julgamento. A avaliação dos 66 cavalos confirmados ficou sob responsabilidade de Francisco Kessler Fleck, jurado com mais de duas décadas de experiência com o Cavalo Crioulo. “Eu julguei na Expolondrina em 2012. Pude notar uma evolução muito grande no nível dos animais que participaram da prova e principalmente notar que muitos expositores locais estão com a sua criação consolidada na região”, destacou
No final, o título ficou com o cavalo Dartagnan do Purunã, que levou o prêmio de melhor exemplar da raça. O cavalo é de propriedade da Cabanha Mayer, de Balsa Nova (PR). Nas fêmeas, a grande vencedora da Exposição Passaporte de Londrina foi a égua Ercato Guadalupe, da Fazenda Capão Bonito, do município de Guarapuava (PR). “Nós somos uma cabanha pequena do município de Balsa Nova. Nossa paixão vem se traduzindo em resultados. O comprometimento da nossa equipe, do meu filho, meu comprometimento, comprometimento do cabanheiro, isso tudo é fruto de empenho em conjunto”, revelou Nereu Joli Mayer, expositor do Melhor Exemplar da Raça.
Para o vice-presidente de Núcleos da ABCCC, Fabrício Rossato, é muito importante a raça estar em uma feira como a Expolondrina, uma das maiores feiras da América Latina. Salientou que é percebido um crescimento muito grande nos últimos anos nessa região de expansão, criadores motivados, o Núcleo motivado e sempre empenhado para organizar os eventos da melhor maneira possível. “Hoje estamos aqui nesse espaço onde as pessoas procuram conhecer o que é o Cavalo Crioulo e isso nos enche de orgulho. Nos motivamos a trabalhar cada vez mais e melhor nas regiões de expansão”, ressaltou.
O novo presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Norte Paranaense, Caio Amaral, lembrou que no leilão realizado durante a Expolondrina foram vendidos 25 lotes para um público que estava comprando seu primeiro Cavalo Crioulo. “Isso representa o quanto a região tem crescido e ainda vai crescer com a criação dos animais. Para os próximos dois anos o nosso foco é manter a passaporte dentro de um evento tão importante quanto este, uma grande vitrine para o Crioulo. Vamos continuar resgatando o contato com os analistas de expansão da ABCCC para incentivar eventos de modalidades funcionais da raça”, observou.
Segundo o analista de Expansão da ABCCC, Gerson de Medeiros, há três anos esse projeto de fomentar a raça através dos analistas tem mudado o panorama de expansão da cavalo. Informou que em breve será aberto um processo seletivo para novos analistas, reflexo do crescimento do Crioulo em regiões como o estado de Goiás, por exemplo. “Estamos nos aproximando e criando uma relação de confiança com os criadores de outras partes do Brasil. Nosso papel é visitar as cabanhas, ajudar no manejo, desmame, pastagem e orientar sobre a documentação necessária para a criação. Nós fazemos o intermédio entre as visitas técnicas, para preparar o criador e ajudar na organização dos eventos dessas regiões de expansão”.
Confira o resultado
FÊMEAS
Grande Campeã
Ercato Guadalupe, criador e expositor José Ernani Lustosa, Fazenda Capão Bonito, Guarapuava/PR
Reservada Grande Campeã
Jóia da Lapa, criador e expositor Rodrigo Esber, Cabanha Lapa, Araucária/PR
Terceira Melhor Fêmea
Hierba Mate do Ribeirão Bonito, criador e expositor Arison Jung, Cabanha Ribeirão Bonito, Guarapuava/PR
 Quarta Melhor Fêmea
Jóia Rara do Imbuial, criador e expositor Evaldo Mendes Taborda, Cabanha Santa Luzia do Imbuial, Curitiba/PR
MACHOS
Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça
Dartagnan do Purunã, criador Mariano Lemanski, expositor Rodrigo José Mayer e Nereu Joli Mayer, Cabanha Mayer, Balsa Nova/PR
Reservado Grande Campeão
Ditador da Oca, criador Oto Breier, expositor Altair Menosso da Costa e Oto Breier, Cabanha Poncho Negro, São José dos Pinhais/PR
Terceiro Melhor Macho
Embaraço do Purunã, criador Mariano Lemanski, expositor Eliton Silva Ferraz, Cabanha Tabapuã, São José Dos Pinhais/PR
Quarto Melhor Macho
Lecanera Nochero,  criador e expositor Leonardo de Oliveira Corrêa, Cabanha Lecanera, Joinville/SC

Deixe uma resposta