Chegada de massa de ar polar causa queda das temperaturas

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Após a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul neste último final de semana e que levou chuvas a diversas localidades, a semana começa com tempo mais aberto e com temperaturas baixas em boa parte da Metade Sul do Estado. Isso porque a presença de uma massa de ar polar neste início de semana está provocando a queda das temperaturas. Há previsão de que venham ocorrer ainda nessa segunda-feira algumas pancadas de chuvas sobre toda a Metade Sul do RS. A previsão é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Será no final de semana, porém, que uma nova frente fria estará avançando, novamente, pelo Estado e provocando chuvas generalizadas sobre todas as regiões produtoras. De um lado essas chuvas irão elevar os níveis de água no solo, beneficiando as lavouras, mas podem também prejudicar os trabalhos de campo. Mesmo com o retorno das chuvas sobre as regiões da campanha e da fronteira sul e litoral, as perdas ocasionadas pela forte seca desse verão não serão recuperadas/revertidas.

A partir deste último final de semana, as chuvas estarão retornando ao Rio Grande do Sul, mais regulares e em bom volume. Não há indicativo de que esse retorno das chuvas, agora, possa ocasionar prejuízos às lavouras de arroz ou soja, uma vez que há muitas lavouras já em fase de colheita. Confira a previsão do tempo diariamente no site do Irga clicando aqui.

Fonte: Instituto Climatempo

Deixe uma resposta