Interatividade e conhecimento conectados ao produtor

Proposta do Senar-RS tem objetivo de aprofundar informações da área agronômica

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Ana Cláudia Capellari – Destaque Rural

Imagine que você está em uma bancada, respondendo perguntas. Há uma roleta gigante, no centro da sala, onde os temas são aleatoriamente sorteados. Você gira a roleta e em 25 segundos deve escolher a resposta correta para uma questão. Se acertar, ganha cinco pontos. Se errar, há a possibilidade de uma explicação sobre o tema. O ganhador leva para casa um tablet. Pode parecer o roteiro ideal um programa de televisão, mas essa é a proposta do Senar-RS para a Expodireto 2018.

Para o coordenador de programas especiais do Senar-RS, Alexandre Prado, o jogo 360º é para fazer com que o produtor e estudantes do meio rural tenham uma visão inteira da propriedade. “É para provocar o produtor, fazer com que ele enxergue as diversas áreas que uma propriedade tem para melhorar a eficiência dos seus negócios”, explica.

O jogo é composto por perguntas e respostas de 12 áreas técnicas, dentre elas a agricultura de precisão, irrigação, tecnologia de aplicação e bovinocultura. “São temas relevantes e que o Senar tem condições de atender”.   Além das questões técnicas, há perguntas sobre gestão rural, tema que o coordenador do Senar acredita ser um dos mais importantes para a administração de uma fazenda.

Desde o primeiro dia da feira, (05), mais de 800 pessoas se inscreveram para participar das rodadas do jogo. Prado comenta que após as inscrições prévias, é feito um sorteio para definir os participantes. “São três pessoas que competem, uma competição saudável, de aproximadamente 30 minutos, onde o principal objetivo é aprender e trocar experiências”.

Os nove técnicos do Senar-RS que podem ser comparados a uma ‘ajuda universitária’ de jogos televisivos, orientam os participantes quanto as respostas incorretas, o que fortalece a explicação e ajuda a integrar o meio teórico ao prático.

Quem quiser participar do jogo, tem até a tarde de sexta-feira (09) para concorrer ao tablet e aprender mais sobre temas da agricultura. O estande do Senar-RS fica localizado na Avenida D, atrás do Banco Santander.

 

Deixe uma resposta