Número de eventos da raça Crioula cresce 14,9% em 2017

Levantamento da ABCCC aponta também que participação de animais teve alta de 18,6% em relação ao ciclo anterior

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
O número de eventos envolvendo a raça Crioula cresceu 14,9% no ano passado em relação ao período anterior. Em 2017, foram 1.063 registros entre provas e exposições organizadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os Núcleos de Criadores da raça nas mais diversas modalidades que envolvem o Cavalo Crioulo realizaram 925 disputas no ano de 2016, segundo os números divulgados pela Entidade.
O levantamento também aponta um aumento de 18,6% no número de animais participantes dos eventos, passando de 19.405 em 2016 para 23.025 em 2017. Na avaliação do presidente da ABCCC, Eduardo Suñé, o ano passado foi extremamente positivo para a raça Crioula tendo em vista a crise. “Estamos muito orgulhosos do trabalho feito no ciclo passado e quero parabenizar todo o criador, usuário e associado por esse crescimento magnífico”, observa Suñé.
Para 2018, o presidente avalia que a expectativa é de ao menos atingir os números de 2017 cumprindo o objetivo da ABCCC de qualificar cada vez mais os eventos da raça. Entre as principais disputas do ano estão as classificatórias ao Freio de Ouro e as Exposições Passaporte para a Morfologia da Expointer. As competições irão mobilizar criadores em pelo menos oito Estados brasileiros e o Distrito Federal. O momento mais esperado será a realização da FICCC 2018, considerada a “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo e ocorrerá de 14 a 20 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Deixe uma resposta