Dia de Campo de sistema agroflorestal de erva-mate é realizado em Machadinho

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Sistema agroflorestal de erva-mate Cambona 4 foi o tema do Dia de Campo realizado na última quarta-feira (22/11), no município de Machadinho, onde participaram 45 produtores. O evento, realizado na propriedade da família de Adroaldo Brandão, na comunidade de Linha São Caetano, faz parte Projeto Rural Sustentável. O Projeto é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do Governo do Reino Unido e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Emater/RS-Ascar.

Foram quatro estações abordando o tema. Na primeira, a engenheira agrônoma da Associação dos Produtores de Erva-mate, Sélia Felizari, falou sobre o sistema agroflorestal de erva-mate Cambona 4. Na segunda, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, abordou o manijo do solo e adubação orgânica em erva-mate.

Na estação número três, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Mara Carpes, e o produtor anfitrião, Adroaldo Brandão, falaram sobre sucessão rural em propriedade com erva-mate.  E, na quarta estação, o representante do Instituto brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Fábio Guilherme da Silveira apresentou o Programa Rural Sustentável.

O Projeto Rural Sustentável visa o facilitar o acesso dos pequenos e médios agricultores ao Crédito Rural, destinado a investimentos em tecnologias agrossilvipastoris de baixa emissão de carbono e conservadoras do meio ambiente. A ação está acontecendo em sete Estados do país, envolvendo os Biomas Amazônia e Mata Atlântica.

São 70 municípios do Brasil contemplados, sendo 10 no Rio Grande do Sul e quatro na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, que são eles Ciríaco, Machadinho, Lagoa Vermelha e Passo Fundo. No município de Machadinho, fazem parte do Projeto, atualmente, os produtores Adroaldo Brandão; Lourenço Baldissera, Lourenço Pieri e Ermelindo Fortunati.

Deixe uma resposta