(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Gestão é fundamental para ter eficiência na criação intensiva de bovinos

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Controle preciso de todos os processos da fazenda é essencial para a pecuária moderna e de resultados

 

Por: Rodrigo Aznar*

 

Dizer que é o olho do dono que engorda o gado é coisa do passado. Na pecuária moderna, o que engorda a boiada e principalmente o bolso do produtor é a gestão e o gerenciamento da propriedade que consistem num controle cirúrgico em todas as variáveis que englobam a criação.

A produção nos dias de hoje, exige alto nível de profissionalismo em todos os elos do negócio. No caso da pecuária intensiva essa regra é ainda mais importante, pois o sucesso ou fracasso do criador vai depender da atenção com os pequenos detalhes da atividade.

O termo gestão é bem amplo e contempla todos os processos, vai desde a parte administrativa e financeira que coordena a compra de insumos e venda do animal para o abate, até o gerenciamento de manejo e mão de obra de uma fazenda. Assim como é feito em qualquer grande empresa, é preciso aplicar as mesmas ferramentas na pecuária.

Existem atualmente diversas formas de profissionalizar o “negócio”, mas o caminho principal passa pelo investimento em novas tecnologias. Centenas de ferramentas podem ajudar o produtor a ter um controle efetivo da fazenda na palma da mão, seja em seu computador ou em um simples Smartphone ou tablet. Essa tecnologia gera relatórios e informações mais rápidas e precisas, o que vai fazer que se tenha mais agilidade e segurança em qualquer tomada de decisão.

Para o produtor de criação intensiva, algumas informações são fundamentais, como por exemplo: monitoramento e controle diário da nutrição do rebanho, escolha dos insumos para a formulação das dietas visando o melhor resultado e controle preciso das pesagens de cada lote de ração produzido.

Em um rebanho de centenas de cabeças é impossível ter esse controle e informações precisas de forma manual. Por isso foram desenvolvidas e já estão à disposição no mercado algumas soluções que podem auxiliar o produtor a ter um domínio sobre os números de sua propriedade para assim poder gerenciar seus custos e despesas e ter uma gestão financeira eficiente e saudável.

Uma dessas ferramentas que está no mercado e que o criador tem fácil acesso, é o software Gestão Exacta, voltado a gestão completa do confinamento. Desenvolvida pela Exacta Balanças de Rancharia, no interior paulista, abrange grande parte dos processos, como: registro dos manejos, dos ingredientes e seus nutrientes, pesos dos animais, ocorrências sanitárias, bem como plano nutricional integrado a programação diária dos tratos do rebanho. Com integração nativa à EX3001L (Balança de Trato Bovino), permite agilidade na programação e coleta de resultados diários via pendrive. Um diferencial do software é que ele funciona em um servidor, podendo ser acessado remotamente via web por qualquer navegador e até mesmo tablets ou smartphones. Permite também ser acessado por mais de um usuário simultaneamente, o que faz da solução uma chave para a produtividade.

O Gestão Exacta também é integrado à EX3000L (Balança de Curral) através da porta de rede da balança. Com um só clique na tela, é disparada a pesagem do animal na balança e ao fim de dois segundos, a ferramenta recebe de volta o peso, o tag do brinco (RFID) para controle interno e também o código SISBOV para rastreamento. O gerenciamento dos dados de cada animal pesado é feito no Gestão Exacta junto com os dados de manejo registrados na mesma ferramenta.

 

Dicas infalíveis

Não existe uma fórmula mágica e padrão aplicável a todas as propriedades rurais, o que vai diferenciar, no final das contas, uma fazenda da outra é o grau de profissionalização e nível de detalhamento da gestão. Independentemente do tamanho ou nível tecnológico da propriedade, algumas boas práticas podem ajudar o produtor a ter uma gestão eficiente e uma fazenda de resultados.

1 – Domínio financeiro e administrativo – Controles de estoque, entrada de caixas, contas a pagar e acompanhamento da contabilidade;

2 – Institua hábitos e delegue tarefas: Um plano de trabalho no qual cada colaborador saiba o que precisa fazer é fundamental para eficiência dos processos e agilidade nas tarefas. Também é importante fornecer treinamento e manter os funcionários motivados;

3 – Metas –  Todas as pessoas precisam saber o que vão fazer e qual resultado precisam alcançar, independente do departamento em que atuam;

4 – Comunicação – Uma boa comunicação entre todos os elos da propriedade é muito importante para que todos saibam os andamentos dos processos e comuniquem rapidamente qualquer tido de problema ou imprevisto;

5 – Coleta de dados: Quanto mais informações sobre o seu negócio o produtor tiver, mais segurança terá na tomada de decisões o que aumentará a chance de eficácia e sucesso.

 

*Gerente de Desenvolvimento da Exacta Balanças. www.exactabalancas.com.br

Deixe uma resposta