Após vitória na OMC, Brasil está mais perto de exportar carne de frango para Indonésia

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Tempo para exportações serem iniciadas foi reduzido em seis meses

 Após a Organização Mundial do Comércio (OMC) dar parecer favorável ao Brasil contra a imposição de bloqueios comerciais às exportações da carne de frango brasileira impostas pela Indonésia, o país asiático assinou acordo de não apelação ao relatório favorável da OMC.
Foto: Divulgação

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), na prática, a medida pode reduzir em seis meses o início das exportações do produto brasileiro para os tailandeses. Segundo a ABPA, agora, o próximo passo é a implementação da decisão, o que deverá ocorrer a partir do final de novembro.

Com 260 milhões de habitantes (segundo World Factbook, CIA), a Indonésia é um país de maioria muçulmana (90% do total). O consumo per capita anual de carne de frango do país é de 6,3 quilos, abastecido em sua totalidade pela produção local.  Em 2016, os indonésios produziram 1,64 milhão de toneladas do produto avícola.

O Brasil é, hoje, o maior produtor e exportador de frango halal do mundo (O conceito Halal trata-se de uma série de padrões que vão desde a constatação da saúde plena do animal até a não adoção de trabalho infantil ou escravo pelos estabelecimentos de abate).  Um terço de tudo o que o país exporta é direcionado ao mercado islâmico. Em 2016, apenas o Oriente Médio – principal destino dos embarques brasileiros – importaram 1,57 milhão de toneladas, gerando receita superior a US$ 2,3 bilhões.

Deixe uma resposta