Cadeia produtiva debate cultura do girassol no Brasil

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem a XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol, nos dias 24 e 25 de outubro de 2017, no campus da UFLA, em Lavras (MG). As inscrições podem feitas até o dia 18 de outubro de 2017, somente via site do evento: www.embrapa.br/rnpg2017/inscricoes.

Segundo os organizadores, o objetivo da RNPG é discutir os resultados de pesquisa e as recomendações técnicas para a produção da cultura do girassol, definir prioridades e estabelecer parcerias de pesquisa e transferência de tecnologia em girassol nas diferentes regiões do Brasil.

Para essa edição, serão abordados temas como: qualidade de óleo e sua relação com a manutenção da saúde, manejo de plantas daninhas e doenças, qualidade da torta (coproduto) e o uso do girassol para silagem. A programação inclui apresentação de relatos de cultivo e trabalhos científicos. Confira a programação aqui: www.embrapa.br/rnpg2017/programacao

Sobre o girassol – A cultura do girassol é semeada no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul) do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) o girassol foi semeado em 62,3 mil hectares, resultando em uma produção de 102 mil toneladas, na safra 2016/2017.

O estado de Mato Grosso foi responsável por 54% da produção nacional da oleaginosa. Para os organizadores do evento, o interesse pelo cultivo de girassol cresce, devido à busca por alternativas agrícolas e pelo interesse em óleos vegetais de melhor qualidade.

Serviço
Eventos: XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e
X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol

Data: 24 e 25 de outubro
Local: UFLA (Lavras, MG)
Informações e inscrições: www.embrapa.br/rnpg2017

Deixe uma resposta