(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

RS: capacitação técnica fomenta a bovinocultura de leite entre produtores de Frederico Westphalen

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Para estimular e agregar conhecimento aos produtores de leite de Frederico Westphalen, a Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Cotrifred promoveram nesta terça-feira (19) uma Capacitação Técnica em Bovinocultura de Leite. A atividade aconteceu na Linha São Paulo, interior de Frederico Westphalen, e reuniu cerca de 50 produtores.

A programação do evento teve início com a participação do médico veterinário da Cotrifred, Thiago Cantarelli, falando sobre as características morfológicas para seleção de vacas leiteiras de alta produção. O tema destacou os 16 aspectos do animal: estatura, angulosidade, força, profundidade corporal, largura de garupa, ângulo de garupa, pernas vista lateral e posterior, ângulo do casco, úbere anterior, altura e largura do úbere posterior, ligamento central, profundidade de úbere, posição e comprimento dos tetos.

Em seguida, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mateus Stefanello, explanou sobre produção de silagem de alta qualidade, salientando como a alimentação é o componente mais importante no custo de produção do leite, destacando que a qualidade do volumoso ofertado é de vital importância na viabilidade do processo produtivo. Segundo ele, a produção de silagem de milho de boa qualidade é composta de três fases complementares, o plantio e condução agronômica, colheita e ensilagem, desensilagem e fornecimento.

Por fim, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Jeferson Vidal Figueiredo, apresentou sobre a implantação, o manejo de pastagem e a nutrição de vacas leiteiras. “Na produção de leite, a atividade é mais complexa e necessita da gestão da propriedade, considerando inúmeros fatores produtivos, como clima, área, manejo, instalações, mercado, máquinas, estrutura do rebanho, entre outros aspectos”, explicou Jeferson.

A capacitação técnica em Frederico Westphalen contou com a participação do secretário Municipal da Agricultura, Cleber Cerutti, do vice-presidente da Cotrifred, Dari Luis Albarello, e da extensionista social da Emater/RS-Ascar, Vera Izabel Cancian. Para o secretário da Agricultura de Frederico Westphalen, a realização do evento faz parte de um esforço das entidades promotoras para fomentar e desenvolver a cadeia produtiva do leite no município. “A nossa intenção é realizar em outras comunidades eventos nesse formato e promover ações para fomentar cada vez mais a cadeia produtiva do leite, levando aos agricultores ferramentas para desenvolver e melhorar a atividade”, comentou Cerutti.

O secretário reforçou ainda, o convite aos agricultores para participarem do Dia de Campo que acontecerá nesta sexta-feira (22), na propriedade do jovem produtor, Cassiano de Pellegrin, na Linha Ponte do Pardo. Em novembro, no dia 21, acontece o 5º Fórum Itinerante do Leite, evento que agregará conhecimento e boas experiências às famílias produtoras de leite da região.

Deixe uma resposta