Inicia o plantio de arroz na Zona Sul do Estado

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A Granja 4 Irmãos, no município de Rio Grande, Zona Sul do Estado, deu início à semeadura de arroz nesta terça-feira (29). A propriedade possui área de 6.500 hectares destinados à lavoura. A cultivar utilizada é a Irga 424, que tem como diferencial o alto potencial produtivo, pois responde muito bem ao manejo e às altas adubações. A previsão de término do plantio é para início de outubro.

De acordo com o engenheiro agrônomo André Barros Matos, responsável pela Coordenadoria Regional da Zona Sul do Irga, vem sendo uma tendência na região a antecipação de semeadura em propriedades que têm grande percentual de preparo de solo antecipado. “Apesar do começo de semeadura, a Zona Sul ainda mantém o foco no preparo de solo, tendo apenas 35% totalmente finalizados”, ressalta Matos.

O produtor da Granja 4 Irmãos Jorge de Barros Iglesias destaca a importância de plantar na época certa, tendo em vista não atrasar os demais plantios, como soja, por exemplo. Mantendo este ano a mesma área de plantio, a expectativa é de aumento da produtividade de 10 mil quilos para 11 mil quilos de arroz, conforme Iglesias.

Deixe uma resposta