Lesões podais em bovinos: a melhor estratégia é a prevenção!

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Você sabia que problemas podais em bovinos são responsáveis por inúmeros prejuízos nos sistemas de produção? Contudo, não se preocupe. A grande maioria das lesões podais podem ser controladas e evitadas com medidas de manejo adequadas!

Confira, abaixo, algumas dicas apresentadas pelo médico veterinário Péricles R. Larcerda e Silva (especialista em Podologia Bovina) que visam prevenir as lesões de cascos nos bovinos:

1) Para que o pedilúvio seja eficaz, ele precisa ser utilizado de forma adequada. Isso implica em avaliar a frequência de passagem dos animais pelo pedilúvio, qual desinfetante está sendo utilizado e em que diluição, e também a profundidade adequada.

2) O casqueamento preventivo é obrigatório na rotina de qualquer fazenda de gado leiteiro, sendo realizado, preferencialmente, durante períodos estratégicos, como o momento da secagem das vacas, e entre 80-100 após o parto.

3) Forneça dietas corretamente balanceadas por um nutricionista responsável, respeitando as exigências de cada fase animal, e monitore a ocorrência de doenças debilitantes do rebanho, como cetose, metrite, mastite, entre outras que podem levar o animal a desenvolver doenças de cascos.

Deixe uma resposta