(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Emater/RS-Ascar propõe Assistência Técnica específica ao setor lácteo

?????????????
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, se reuniu na tarde de terça-feira (15/08) com o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, para propor a prestação de serviços extras de Assistência Técnica aos produtores ligados às indústrias e cooperativas associadas ao Sindicato. A ideia inicial da Emater/RS-Ascar é intensificar as ações junto ao setor lácteo, mas, para isso, precisa de parceria que viabilize a expansão dos serviços. “Vejo a parceria como positivo, mas é um projeto que deve ser construído”, afirmou Guerra, após a apresentação da proposta.

“Estamos buscando essa parceria com o Sindicato porque os nossos assistidos (agricultores familiares) podem estar ou terão dificuldades para atender a algumas exigências como, por exemplo, o volume de entrega que para muitos é alto”, avaliou Kuhn, ao alertar que muitos desses agricultores pensam em sair da atividade.

Os dirigentes também discutiram questões conjunturais, de prejuízo ao setor lácteo brasileiro. Entre elas, as importações de leite em pó, que vêm expandindo a oferta de leite no mercado nacional. Hoje, o preço pago ao produtor pelo litro do leite está baixo devido ao aumento na produção, que também preocupa o produtor. “Esse fator, aliado à estabilidade na produção em estados do Norte do país e à diminuição do consumo de lácteos, foi o que nos impulsionou a ir à Brasília buscar alternativas para melhorar a relação desse mercado. Uma das estratégias que temos analisado é a criação de mercados institucionais específicos para o leite”, comentou o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Segundo dados da Emater/RS-Ascar, no Rio Grande do Sul aproximadamente 20% dos produtores entregam até 50 litros/leite/dia e 40% entregam 100 litros/leite/dia.

Deixe uma resposta