Plantio de trigo quase finalizado no Rio Grande do Sul: 95% das áreas foram semeadas

Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

De acordo com informações do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, o plantio de trigo no Rio Grande do Sul encontra-se em 95%, próximo do percentual registrado no mesmo período do ano passado. A pouca chuva registrada durante o fim de semana em zonas produtoras foi suficiente apenas para que os produtores pudessem semear áreas já preparadas para o plantio.

As lavouras, de maneira geral, necessitam de umidade mais elevada no solo para um desenvolvimento efetivo e vigoroso,  e apresentam  plantas amareladas e com crescimento aquém do desejado. O trabalho de controle de plantas concorrentes e a aplicação de fungicidas têm se mostrado ineficazes devido à baixa umidade do ar registrada nos últimos dias. A aplicação de adubos nitrogenados, que poderiam acelerar o processo de recuperação dessas lavouras, segue o mesmo caminho.

Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar

GEADAS E O FRIO

Nos últimos dias uma intensa geada se formou no Rio Grande do Sul e cobriu de branco os campos no Estado, o que fez com que as lavouras de trigo amanhecessem quase congeladas na quarta-feira (19). Nesse estágio do trigo, as geadas podem ajudar a impedir o surgimento de doenças como o oídio, por exemplo.

 

Deixe uma resposta