Conab e USDA ampliam canais de informação

Foto: Divulgação
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Representantes do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estiveram esta semana na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, para conhecer as perspectivas da agricultura brasileira. Em reunião de trabalho com técnicos da Companhia, conheceram tanto aspectos da atual safra como questões de oferta e demanda.

Durante o encontro, os representantes do USDA também buscaram informações sobre a metodologia utilizada nos levantamentos produzidos pela Companhia. A reunião foi ainda uma oportunidade para estreitar o relacionamento entre as instituições, ampliando os canais de informações entre Conab e USDA.

O diálogo bilateral tem sido constante. Em fevereiro, analistas da Conab estiveram nos Estados Unidos para buscar informações sobre tendências nas relações comerciais dos americanos com outros países e sobre projeções de produção de grãos naquele país. Em março, foi a vez do Departamento visitar a Conab para coletar dados sobre a produção de milho, soja, trigo e arroz no Brasil e obter informações sobre a influência de fatores climáticos sobre a safra nacional.

VER MAIS: Conab divulga nova estimativa e prevê safra de 237,2 milhões de toneladas de grãos

VER MAIS: FAO e Conab discutem ações contra desperdício de alimentos com países da América Latina

O objetivo das conversas é alinhar informações para que não haja discrepâncias entre os dados divulgados pelas duas instituições. Em um próximo encontro, o USDA pretende apresentar a metodologia que utiliza para fazer previsões sobre a agricultura brasileira.

A reunião desta segunda-feira (17) contou com a participação da economista agrícola do Serviço de Pesquisa Econômica (ERS – sigla em inglês) do USDA, Constanza Valdes, do superintendente de Gestão de Oferta da Conab, Wellington Silva Teixeira, dos gerentes de Produtos Agropecuários, Thomé Guth, e de Avaliação de Safras, Cleverton Santana, e técnicos da Companhia.

Deixe uma resposta