Ministro da agricultura viajará aos EUA para discutir retomada de exportações de carne

Foto: Diivulgação
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi deverá reunir-se na próxima segunda-feira (17) com o secretário de Agricultura do governo norte-americano, Sonny Perdue, em Washington, para discutir a retomada de exportações de carne para os Estados Unidos. A viagem foi confirmada pelo secretário-executivo da pasta, Eumar Novacki, que está em Genebra participando de reunião do Codex Alimentarius, grupo vinculado à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentacão (FAO).

A visita ocorre após a suspensão, no final de junho, de todas as importações de carne fresca do Brasil, devido a preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado americano. Maggi havia manifestado a intenção de ir pessoalmente aos Estados Unidos depois da decisão norte-americana e, em coletiva de imprensa no mês passado, Novacki disse que o ministro viajaria apenas se fosse confirmada reunião com Perdue.

VER MAIS: Ministério da Agricultura interrompe exportação de carne de cinco frigoríficos para os Estados Unidos

VER MAIS: Exportação de aves e suínos é a saída para ampliar comércio exterior

VER MAIS: Secretário-executivo do Mapa estima que venda de carnes ao exterior subirá 3% neste ano

VER MAIS: China intensifica inspeções de carne brasileira após a proibição dos EUA

O Ministério da Agricultura ainda não divulgou a previsão da agenda que será cumprida pelo ministro durante a viagem.

Foram 17 anos de negociações para que o Brasil conseguisse exportar carne fresca para os Estados Unidos, o que se concretizou em setembro do ano passado. No total, 15 plantas frigoríficas exportavam carne in natura para os Estados Unidos e acumularam, de janeiro a maio, US$ 49 milhões com esse comércio.

foto: Divulgação

Deixe uma resposta