Nova super safra: Abiove eleva para 113, 20 milhões de toneladas a produção de soja brasileira em 2017

FOTO: JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A nova projeção da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostra um aumento de 0,6% na produção de soja em 2017, um volume de 113,20 milhões de toneladas, ante 112,50 milhões de toneladas previstas no início deste mês.

A associação, que reúne empresas processadoras e comercializadoras do complexo soja, também projeta crescimento de 2,1% nas vendas externas do grão, de 61,70 milhões de toneladas para 63 milhões de toneladas, volume recorde de embarques de matéria-prima.

A nova supersafra brasileira, as condições climáticas favoráveis que contribuem para uma colheita abundante nos Estados Unidos e o aumento dos estoques de passagem, que pressionam os preços, levam a uma previsão
de queda nas cotações de soja em 2017. A receita com vendas externas do complexo soja agora está prevista em US$ 29,23 bilhões, de acordo com a Abiove, ante US$ 29,53 bilhões estimados no início de junho.

FOTO: JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO

Farelo e óleo de soja

A produção de farelo proteico e de óleo está projetada em 31,10 milhões de toneladas e 8,10 milhões de toneladas, respectivamente, os mesmos volumes informados na previsão da Abiove divulgada no início deste mês. O consumo interno de farelo e óleo também está mantido em 15,80 milhões de t e 6,90 milhões de t, respectivamente. A exportação de farelo está projetada em 15,50 milhões de toneladas, igual volume da projeção anterior,

Deixe uma resposta