(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Appa projeta que escoamento pelo Porto de Paranaguá deve ser 76% maior

Foto: Divulgação
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Entre junho e agosto deste ano, o escoamento da safra agrícola deve ser 76% maior do que no mesmo período de 2016. A previsão é da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) a partir de uma estimativa feita junto aos terminais que movimentam grãos para a exportação no porto. São esperadas 2,97 milhões de toneladas de cargas para o período – de julho a agosto do ano passado foram escoadas 1,69 milhões de toneladas.

Segundo a estimativa, são esperadas 1,1 milhão de toneladas de soja, 650 mil toneladas de farelo de soja e 1,2 milhão de toneladas de milho. “A diferença de um ano para o outro se dá, principalmente, na escolha do produtor em voltar a exportar o milho, que tem se recuperado no mercado internacional. E é isso que temos buscado aqui, manter o Porto de Paranaguá pronto para atender a demanda do seu usuário, seja ela qual for”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

VER MAIS: Leilões negociam prêmio para escoamento 587 mil toneladas de milho de Mato Grosso

VER MAIS: Problemas na BR-163 impedem escoamento da produção de soja para o Norte

Para dar conta de atender estas demandas, a Appa efetivou o maior pacote de investimentos públicos da sua história. Foram cerca de R$ 624 milhões para dar mais eficiência e capacidade na operação portuária. No escoamento de grãos, por exemplo, foram instalados novos shiploaders (equipamentos utilizados para carregar navios), tombadores, balanças e feitas campanhas de dragagem e reformas no cais de acostagem.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta