Embrapa estimula produção de orgânicos em Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução/Internet
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Municípios do estado que fazem parte do projeto Prohorta vão identificar obstáculos a esse tipo de cultivo para superá-los com uso de tecnologia

Durante este mês de junho, a Embrapa Agropecuária Oeste realiza reuniões em municípios do Mato Grosso do Sul para identificar obstáculos na produção de hortaliças orgânicas. Os encontros, em Dourados, Glória de Dourados, Nova Andradina e Ivinhema, fazem parte do projeto Prohorta, com o tema “Da terra à mesa do consumidor no Estado de Mato Grosso do Sul”.

O coordenador do Prohorta, Ivo de Sá Motta, destaca a importância da participação expressiva dos profissionais envolvidos com o circuito produtivo das hortaliças. “A estratégia prevê participação ativa dos agricultores na pesquisa e na transferência de tecnologias. Em cada comunidade é identificado e convidado um colaborador.”

O projeto deve contribuir para o fortalecimento do mercado local no curto prazo. “Espera-se contribuir com o desenvolvimento e a organização dos agricultores familiares, com a produção e com a consolidação da certificação. Na medida em que os produtores identificarem oportunidades, podem ser viabilizadas vendas para outras regiões”, disse Ivo.

O Prohorta, coordenado pela Embrapa Agropecuária Oeste, visa encontrar soluções tecnológicas para consolidar a produção agroecológica de hortaliças nas condições locais de Mato Grosso do Sul. O projeto faz parte do Portifólio Sistemas de Base Ecológica e contempla o público da agricultura familiar.

Deixe uma resposta