Dia Estadual do Peixe é realizado em Passo Fundo

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

O Centro de Eventos da Universidade de Paso Fundo recebeu, nesta sexta-feira (09/06), produtores e representantes ligados a cadeia da piscicultura, para a realização do 3º Dia Estadual do Peixe. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Federação das Associações do Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A temática deste ano foi a piscicultura como alternativa econômica para produtores rurais.

Participaram o secretário em exercício da SDR, Iberê Orsi, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, o vice-reitor da UPF, Leonardo Barcellos, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, entre outras autoridades. A programação contou com o relato de produtores de tilápia e carpas e seguiu com um debate sobre as perspectivas para o setor, com mesa composta pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Leonardo Barcellos; pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões, Rafael Lazzari; e pelos representantes da Emater/RS-Ascar, Renato Cougo dos Santos e Paulo Radunz.

Na oportunidade, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vilmar Wruch Leitzke, apresentou as ações regionais sobre a atividade da piscicultura e o secretário municipal do Meio Ambiente de Passo Fundo, Rubens Astolfi, falou sobre a experiência do município em licenciamento ambiental.

Para o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, o evento é de grande importância por oportunizar a discussão sobre o setor. “O peixe é uma grande alternativa para o produtor. Acreditem nessa cadeia, pois ela é forte e pode incrementar recursos para o Estado, minimizar a fome e suprir demanda nutricional em escolas, por exemplo”, disse Kuhn. 

Deixe uma resposta