Pesquisa revela o perfil do produtor rural brasileiro

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A 7ª pesquisa de hábitos do produtor rural da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que ouviu mostrou  2.835 agricultores e produtores de animais de 15 estados de todas as regiões do país, mostrou que a idade média dos produtores rurais é de 46,5 anos – 3,1% menos do que identificado no estudo anterior, realizado em 2013. E 21% deles têm curso superior, especialmente agronomia (42%), veterinária (9%) e administradores de empresas (7%).  A presença da mulher no campo aumentou de um estudo para o outro: de 10% para 31%. Quase 1/3 das propriedades apresentam mulheres no gerenciamento e cerca de 80% dos entrevistados consideram a participação feminina vital ou muito importante.   Entretanto, a predominância continua sendo masculina: 96%.

Mais da metade dos produtores possuem residência no campo (48% dos agricultores brasileiros moram no campo) e com os pecuaristas o número é ainda maior: 65%.

Participaram do levantamento agricultores de 11 culturas (algodão, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho, soja, tomate e trigo) e 4 atividades animais (pecuária de corte, pecuária de leite, avicultura e suinocultura)

A pesquisa completa é possível acessar aqui.

REDES SOCIAIS

Aproximadamente ¾dos produtores que tem acesso a internet costumam utilizar redes sociais. Quase a totalidade deles faz uso do aplicativo Whatsapp.

Fonte: 7ª Pesquisa de Hábitos dos Produtores Rurais.

Deixe uma resposta