Trigo: plantio toma impulso nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul

Foto: Antonio Costa
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar de quinta-feira, 18, o plantio de trigo da safra 2017  deverá tomar impulso a partir de 19 de maio, conforme determina o zoneamento agrícola e de risco climático.

Na Região Administrativa de Santa Rosa existe uma tendência de redução de área, que pode variar de 3% a 5% em relação à safra anterior. Para tanto, os produtores já estão com os insumos armazenados e o preparo prévio das áreas segue em andamento, com dessecação e, em algumas áreas, com subsolagem para descompactação do solo. Mesmo com o tempo não muito favorável às atividades voltadas ao plantio devido às chuvas dos últimos dias, cerca de 2% da área a ser plantada na região (208 mil ha) já se encontra coberta.

Já na Região do Planalto, Passo Fundo, a fase é de sistematização da área (práticas conservacionistas do solo, aplicação de calcário e dessecação) visando o início da semeadura no primeiro decênio de junho. Os projetos de financiamentos de custeio estão sendo encaminhados aos agentes financeiros, paralelamente os triticultores fazem reservas de sementes e dos outros insumos. Os produtores estão preferindo cultivares mais rústicas com as quais farão uso de menores investimentos, uma vez que os preços não são atrativos.

 

Deixe uma resposta