(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Polícia Federal investiga corrupção no setor de pescados em Santa Catarina

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

As investigações suspeitam de que as importações dos pescados eram desviados por entrepostos frigoríficos de Itajaí não relacionados à área de pescados, para que sem a reinspeção adequada e ou conivência de servidor público, ingressassem mais facilmente no país

A PF deflagrou ontem, 16, a Operação Fugu, que pretende desmantelar o grupo com atuação na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Santa Catarina.  A investigação apurou evidências relacionadas à proteção ilícita de empresas do ramo alimentício e perseguição a servidores com atuação na área de fiscalização mediante instauração de procedimentos disciplinares e remoções sem motivação.

As investigações suspeitam de que as importações dos pescados eram desviados por entrepostos frigoríficos de Itajaí não relacionados à área de pescados, para que sem a reinspeção adequada e ou conivência de servidor público, ingressassem mais facilmente no país.

Cerca de 110 policiais federais cumpriram 37 mandados judiciais, sendo 20 de busca e apreensão, 12 de busca pessoal e 5 de suspensão cautelar do exercício das funções públicas em Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau e Jaraguá do Sul.   Dentre os servidores afastados estão ocupantes de cargos de direção e gestão do Mapa em Santa Catarina.

Deixe uma resposta