Concurso para agricultores gaúchos estimula preservação do solo e da água

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

“Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul” recebe inscrições até 31 de maio

Redação Destaque Rural 

A secretaria de Agricultura, Pesca e Irrigação (Seapi) lançou o concurso “Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul” para premiar os produtores rurais que utilizam boas práticas de manejo de solo e água em suas propriedades. O concurso integra o programa Estadual de conservação do solo e da água “Conservar para produzir mais”.

Podem participar todos os agricultores do Estado, proprietários e/ou arrendatários, com assistência técnica, que pratiquem agricultura conservacionista, integrada ou não à atividade pecuária, em pequenas, médias e grandes propriedades, que estejam regularizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os interessados podem se inscrever até 31 de maio no link: http://www.soloeagua.rs.gov.br/concurso-agricultor-e-tecnico-conservacionista-do-solo-e-produtor-de-agua O regulamento também está disponível no endereço.

O engenheiro agrônomo da Seapi, Altamir Mateus Bertollo, diz que a avaliação das propriedades rurais será feita em duas etapas, sendo a primeira de nível regional. “Dividimos de acordo com as regiões administrativas da Emater-RS/Ascar [que são 12] e a etapa regional será composta por uma comissão avaliadora, que terá representantes dos sindicatos rurais de cada região, cooperativas, do Departamento Técnico da Emater e da Secretaria da Agricultura de cada região. Depois dessa avaliação serão escolhidos os três melhores”, explica.

O primeiro colocado desta seletiva regional passa a competir na seletiva estadual do concurso. Em Porto Alegre, uma nova banca de avaliação será montada para definir o vencedor. De acordo com Bertollo, a previsão é de que os premiados sejam conhecidos em dezembro.

O concurso é uma parceria entre a Seapi, Secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Educação (Seduc). Como gestores e executores, conta com a participação da Emater/RS, Embrapa, Corsan, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul e CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda).

Deixe uma resposta