Colheitas de verão se encaminham para o final

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Os números finais da safra 2016/2017 deverão ser divulgados na segunda quinzena de maio 

No arroz a colheita chega a 84%; o feijão de primeira safra 100%, o milho 90% e a soja também em  90%, o que representa que todas as culturas estão em alinhamento com a média verificada nos últimos cinco anos para esta fase. Também é considerado bom o desenvolvimento do feijão de segunda safra, com cerca de 30% de área colhida e 25% maduros para tanto. A ocorrência de baixas temperaturas registradas em alguns momentos durante as últimas semanas propiciou o aparecimento de doenças.

Quanto à produtividade obtida, todas as culturas se mostram bem acima do que foi projetado inicialmente (segundo estimativas apresentadas em setembro de 2016), o que indica que o estado  vai colher, novamente, uma das maiores produções já obtidas até o momento. Os números finais da safra 2016/2017 deverão ser divulgados na segunda quinzena de maio.

PERSPECTIVAS PARA GRÃOS DE INVERNO 

Se na safra de verão os produtores batem recorde, para os grãos de inverno a previsão é outra. Diante das dificuldades enfrentadas para os produtores para plantar trigo.Em contrapartida culturas alternativas como cevada, aveia e canola, tendem a apresentar crescimento na área plantada, uma vez que o produtor necessita manter o solo coberto para uma melhor fertilidade (incorporação de matéria verde) e para diminuição das perdas por erosão devido ao solo descoberto.

Área de trigo vai diminuir 150 mil hectares no Rio Grande do Sul 

Governo reduz preços mínimos do trigo

Deixe uma resposta