Estudo aponta desafios e oportunidades para produção de trigo

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Incentivo à cultura pode gerar farinha a preços menores, beneficiando o consumidor

O incentivo à produção de trigo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil pode gerar farinha a preços menores e beneficiar a população consumidora, com forte impacto econômico e social. A conclusão faz parte de estudo sobre a cadeia tritícola, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e compilado no livro “A cultura do trigo”.

Incentivo à produção de trigo pode baratear farinhaDe acordo com a estatal, a publicação se propõe a ser base de conhecimento para a criação de novas oportunidades de pesquisas e investimentos no cultivo do cereal, explorando também as possibilidades de logística e de abastecimento do produto no País.

Os analistas responsáveis pelo estudo apontam diversos caminhos para minimizar os desafios observados na infraestrutura, na distribuição e no abastecimento do cereal. O estudo aborda ainda a utilização de tecnologias no desenvolvimento de cultivares adaptadas a diversas condições de cultivo, o que tem proporcionado ganhos de produtividade e qualidade industrial.

De acordo com os autores, é preciso fomentar ainda mais os programas de melhoramento genético, o uso de práticas culturais mais eficientes e a utilização de sementes de alto vigor e potencial produtivo mais elevado.

Deixe uma resposta