Trigo em pauta na Expodireto

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Importância do cereal gaúcho e reivindicações do setor tritícola foram apresentadas

Durante a tarde de quarta-feira, o auditório central do parque da Expodireto recebeu o Fórum da Cultura do Trigo. Como um grande centro de debates, o evento recebeu as falas do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo e do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto. Entre os ouvintes do fórum, o presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Jair Dutra Rodrigues.

A importância do trigo para o Rio Grande do Sul foi o tema da primeira palestra do evento, com o professor Elmar Luiz Floss. Dentre os assuntos tratados, o professor do Instituto Incia trouxe reflexões sobre a importância do trigo para o sistema agronômico. De acordo com Elmar, não é possível analisar o trigo apenas economicamente. “Não podemos analisar a viabilidade econômica da cultura de forma isolada”, lembra.

Foto: Ana Cláudia Capellari

O painelista ainda mostrou ao público os principais fatores para altos rendimentos na cultura do trigo, como a genética e o planejamento estratégico do grão. Há diversos tipos de cultivares no mercado e o produtor rural precisa saber qual é a indicada para determinado solo e clima, o que pode ser um diferencial na produtividade.

Após a palestra de Floss, quem tomou a atenção do público foi o engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor em agronegócio, Irineu José Pedrollo. Com a palestra “Desafios e oportunidades de mercado para o trigo gaúcho”, o painelista reforçou a necessidade de pensar no cliente final para obter produtividade e por consequência, rentabilidade. “Rentabilidade precisa de preço e produtividade. Maior produtividade gera necessidade de maior liquidez. E maior preço só se consegue com melhor qualidade e com clientes satisfeitos”, afirma .

Deixe uma resposta