Quais os benefícios do nitrogênio na cultura do milho?

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

O nitrogênio é um dos nutrientes mais requeridos e de maior custo para a cultura do milho. E sua maior eficiência depende de conhecimentos técnicos e práticos, que proporcionem maior disponibilidade para as plantas.
É um dos nutrientes mais exigidos quantitativamente pela maioria das plantas. Atua em todas as fases, crescimento, floração e frutificação. As plantas absorvem o N em suas formas iônicas, NO3- e NH4+ .
Entra principalmente na constituição de compostos orgânicos, é um nutriente móvel. Em excesso provoca um crescimento vegetal acelerado, originando folhas de cor verde-escura, ocorre uma diminuição da resistência a doenças, um retardamento da floração e o ciclo de vida, pode ser reduzido.
A carência de nitrogênio reduz o crescimento foliar, aumento do sistema radicular provoca clorose foliar, amarelecimento e queda das folhas os ramos caulinares ficam avermelhados, os sintomas aparecem inicialmente nas partes velhas da planta.
O N30 é uma fórmula de N(30%)P(10%)K(10%) e tem como principal função estimular a planta a carrear o maior volume de nutrientes em aplicações foliares, para assim definir um grão pesado e uniforme. Além disso o produto é enriquecido com Aminoácidos e Silício.

Fonte: Portal Binova Fertilizantes

Deixe uma resposta