Clima entre os produtores é de otimismo frente à safra

Foto: Ana Cláudia Capellari
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Expectativa de uma boa safra faz com que produtores acreditem uma rentabilidade recorde 

 

Verônica Vargas Muccini – Especial Desafios da Soja

Esperando um ano típico ou ainda brando de La Niña, ou seja, períodos de seca e poucas chuvas no Rio Grande do Sul o produtor gaúcho está com o sorriso largo no rosto. O que tem se visto atualmente nas lavouras estabelecidas são perspectivas de produtividades excelentes e com isso, uma rentabilidade recorde.  Em alguns locais que já se colheram, na região noroeste, a produtividade ultrapassou os 80 sacas por hectares

O clima com chuvas constantes, e sol nas épocas ideias está fazendo com que o preenchimento de grãos, que precisa de água e luz solar na medida certa seja o ideal para a cultura da soja. Em entrevista ao Desafios do Soja, o produtor de Santo Augusto, Jorge Sperotto diz que este ano não pode reclamar do São Pedro. “Estamos com o melhor tempo possível, chuva e sol quando precisa. Até o momento as minhas propriedades estão com um desenvolvimento que não posso reclamar.”

Na região de Palmeira das Missões também no Noroeste gaúcho, Célio José Gabriel, gerente da unidade da cooperativa Cotrisal, explica que estão esperando um aumento de 20% a 25% na produtividade média nos 100 mil hectares nos quais a organização atua. Em entrevista ao portal da Gazeta do Povo ele comenta: “No início, ninguém pensava nisso. Todo mundo estava correndo atrás de seguro para garantir ao menos que não houvesse prejuízo nesse ciclo”, revelou. Ele estima que a produtividade média de soja deva fechar em torno de 65 sacas por hectare e a de milho sem irrigação 170 sc/ha (com irrigação, o milho deve render em média 250 sc/ha).

Foto: Ana Cláudia Capellari

Previsão para as próximas semanas

De acordo com a meteorologia da Cotrijal, as próximas duas semanas, até o dia 24 de fevereiro, serão com tempo estável e com pancadas de chuva para a algumas regiões, como a de Passo Fundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta