Governador do RS sanciona lei que regulamenta queijo artesanal serrano

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

O projeto de lei que regulamenta a produção e comércio de queijo artesanal serrano foi sancionado ontem (31) 

A produção do queijo serrano é uma tradição praticada por mais de 1.500 produtores rurais de 16 cidades que vivem da bovinocultura. As cidades compõem a região delimitada dos Campos de Cima da Serra,  envolvendo os Coredes Campos de Cima da Serra, Hortências e Serra.

O projeto é de autoria do Deputado Vinícius Ribeiro (PDT) e prevê algumas obrigatoriedades. Como por exemplo, a origem do leite para a produção do queijo. O leite não pode ser comprado de outros lugares, mesmo que seja próximo da propriedade em que serão feitos os queijos. O queijo só poderá ser comercializado se constar o registro emitido pelo órgão de controle sanitário do

Participaram da reunião o secretário estadual e o adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarsício Minetto e Iberê Orsi, os prefeitos de São José dos Ausentes, Ernesto Boeira, e de Jaquirana, Marcos Finger Pires, o presidente da Associação do Queijo Artesanal Serrano, Antônio Lopes, o deputado Sérgio Turra e vereadores das regiões que o projeto atende, além dos extensionistas da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Caxias do Sul, como os técnicos de São José dos Ausentes, Orlando Júnior Velho, e de Bom Jesus, Douglas Antônio Velho.
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

RS ou por órgãos sanitários de inspeção municipais.

Deixe uma resposta