Comissão da Câmara estende prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados adiou para 5 de maio de 2018 o prazo para inscrição

O prazo estabelecido originalmente no Código Florestal (Lei 12.651/12) era de um ano a partir da regulamentação da lei – por meio da Instrução Normativa IN 2/MMA, de 6 de maio de 2014, que regulamentou o Decreto 7.830/12. Em 2015, esse prazo foi prorrogado pelo Poder Executivo até maio de 2016.

Segundo o último boletim do Serviço Florestal Brasileiro, até 31 de dezembro de 2016 já foram cadastrados mais de 3.9 milhões de imóveis rurais, totalizando uma área de 399.233.861 hectares inseridos na base de dados do sistema.

 

O QUE É O CADASTRO AMBIENTAL RURAL? 

O SINIMA –  Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente criou o CAR para auxiliar a administração Pública no processo de regularização ambiental de propriedades rurais.  Trata-se de um de um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. Esse sistema integra as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades do país.  É chamada de uma base de dados estratégica.

1 comentário

  • Olá pessoal do Destaque Rural!
    Há um aplicativo Android que auxilia na demarcação das camadas geográficas do CAR. Seu nome é FuraCAR. O aplicativo permite a demarcação utilizando o GPS. Gera arquivos kml e shapefile que podem ser importados no software do governo. A intenção é ser mais uma ferramenta auxiliando os produtores que pretendem fazer o CAR da melhor maneira possível.
    O CAR é de suma importância para que possamos produzir cada vez mais inteligentemente, respeitando o meio ambiente e garantindo o futuro de nossa agricultura.

Deixe uma resposta