(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

A agroecologia alavanca a vida do produtor familiar

O fortalecimento do Planapo significa um importante passo em direção ao acesso e ao aperfeiçoamento das ações do governo federal em torno da agroecologia.. Foto: Reprodução/Internet
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
Por: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) visa inserir produtores, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas e povos de comunidades tradicionais em sistemas de transição agroecológicos. Seu primeiro ciclo teve vigência de 2013-2015 e se destacou como uma experiência bem-sucedida e participativa em política pública, que promoveu avanços na criação, articulação e adequação de programas e ações em diversos estados.

O Planapo 2016-2019 intensifica isso. Um dos principais meios para atingir tal objetivo é a prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A assertiva é que a agroecologia proporciona a ampliação das condições de acesso a alimentos saudáveis e engaja um novo modelo para a agricultura, a partir de técnicas de produção viáveis e relações que contribuem para o fortalecimento de bases estruturais inclusivas para o campo. Com o público feminino, a Ater Mulheres trabalha o poder político e a autonomia econômica delas.

É preciso ter política pública e assistência técnica com recortes específicos e contínuos para jovens e mulheres. O novo ciclo do Planapo tem o objetivo de ampliar a Ater agroecológica e o número de pessoas atendidas. Tem também o desafio de assegurar que os avanços obtidos em metodologias participativas sejam internalizados na operação de Ater. Neste sentido, o funcionamento da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) representa um elemento estrutural importante para sua continuidade, pois a sociedade conta com um instrumento potente de execução de serviços de Ater adaptado a públicos específicos.

 O fortalecimento do Planapo significa um importante passo em direção ao acesso e ao aperfeiçoamento das ações do governo federal em torno da agroecologia.. Foto: Reprodução/Internet
O fortalecimento do Planapo significa
um importante passo em direção ao acesso e ao
aperfeiçoamento das ações do governo federal em
torno da agroecologia. Foto: Reprodução/Internet

O Planapo em execução até 2019 almeja prestar Ater qualificada e continuada com o objetivo de engajar valores como a equidade de gênero, biodiversidade e segurança alimentar, assegurando que pelo menos 50% do público atendido seja de mulheres e que 30% do orçamento seja destinado a atividades específicas de mulheres.

Deixe uma resposta