Quais são os fatores decisivos para produzir mais soja?

Qual é o desafio de plantar soja no RS? Foto: Reprodução/Internet
Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Foram elencados 5 fatores decisivos; Confira.

 

A rede de pesquisa do CESB (Cômite Estratégico Soja Brasil) publicou em novembro de 2016 um estudo em conjunto com pesquisadores de diversas universidades e empresas para descobrir quais são os fatores que determinam uma produtividade de soja acima  de 4.200 kg/ha.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 9 municípios dos 55.559 municípios produtores de soja obtiveram produtividade maior que 4.200 kg/ha na safra 2014/15. A pesquisa foi realizada na safra 2015/16 e você pode conferir o estudo completo aqui.

Foram visitadas 47 áreas agrícolas dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.  As produtividades variaram de 30 a 110 sc/ha, com 23 locais expressando produtividades acima de 70 sc/ha (49% do total avaliado).

 

Qual é o desafio de plantar soja no RS? Foto: Reprodução/Internet
Qual é o desafio de plantar soja no RS? Foto: Reprodução/Internet

Em cada área foram observados os seguintes itens:

  • Dados de clima
  • Dados de solos
  • Dados do Sistema de produção da soja

 

O Rio Grande do Sul tem uma produção média de 50 sacas por hectare e poderia ter uma produtividade maior, pois há produtores que conseguem colher até 100 sacas por hectare.  Como tornar a produtividade maior e com mais rentabilidade?

Veja a matéria que a equipe Desafios da Soja fez na região das missões falando sobre o controle de plantas daninhas, um dos problemas que os produtores rurais enfrentam na hora de plantar soja.

O Projeto Desafios da Soja

Nesse contexto, o Projeto Desafios da Soja busca auxiliar o agricultor, percorrendo as principais regiões produtoras do estado.  A missão é apresentar conteúdo jornalístico sobre as boas práticas agrícolas desenvolvidas e apontar soluções às dificuldades enfrentadas pelos produtores. O projeto tem o patrocínio da Dow e Bayer e é uma realização da Revista Destaque Rural.

 

 

rodape-postagens-ds

Deixe uma resposta