Publicação da Emater/RS-Ascar orienta sobre porongo, da produção ao artesanato

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Da lavoura até as peças de artesanato. Tudo isso pode ser encontrado na publicação lançada pela Emater/RS-Ascar, com recomendações básicas para o cultivo do porongueiro e a produção de artesanato em porongo.  

O livro, no formato e-book, foi elaborado por meio de um grupo de profissionais da Emater/RS-Ascar, com objetivo de levar aos agricultores, artesãos, integrantes da cadeia produtiva da erva-mate e interessados sobre o tema informações sobre o cultivo e técnicas de artesanato.

Solo, clima, preparação das sementes, adubação, controle de pragas, tratos culturais, colheita e armazenagem estão entre os tópicos abordados sobre a produção do porongueiro. De acordo com o assistente técnicos regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, a cultura do porongueiro carece de atenção especial em vista da sua importância econômica e social, para a geração de renda e trabalho à muitas famílias que se dedicam a atividade.

“A pesquisa e a Extensão Rural não conseguiram ainda dar uma resposta tecnológica significativa para uma melhor produtividade, aproveitamento e padronização dos frutos. No entanto, trabalhos nesse sentido deverão acontecer em futuro breve, pelo fato dessa cultura estar ligada à cadeia produtiva da erva-mate, atividade que tende a buscar incansavelmente o uso de boas práticas de produção e melhoria de qualidade. Para que isso aconteça, é necessário também, melhorar o processo produtivo e fabril da cuia, produto derivado diretamente do porongo”, avaliou Ilvandro.

Na parte do artesanato, por meio de fotografias e textos, os leitores poderão aprender desde a classificação, a limpeza e a preparação do porongo, além de diversas técnicas. A assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, destaca que essa publicação será de grande valia para quem vê no porongo a manutenção da cultura e da tradição e também para os que fazem dele geração de trabalho, emprego e renda.

Abaixo, o endereço para acesso ao eBook – Recomendações básicas para o cultivo do porongueiro e da produção de artesanato em porongo: http://biblioteca.emater.tche.br:8080/…/vinculos/000005/000…

Deixe uma resposta