(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Queijo Serrano gaúcho tem produção regulamentada

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

O tradicional Queijo Serrano produzido nos Campos de Cima da Serra há mais de 200 anos finalmente ganhou uma legislação própria. A regulamentação da produção e comercialização do produto veio com a aprovação do Projeto de Lei 63/2016, proposto pelo deputado Vinícius Ribeiro, votado na terça-feira (13/12) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) acompanhou todas as etapas do projeto até a aprovação por meio da Câmara Setorial do Leite, através do coordenador Danilo Gomes e equipe e também pelo assessor técnico da Seapi, Fernando Groff.  A Emater também teve papel importante nesta conquista, devido ao trabalho realizado já há anos com o queijo serrano. Também participaram deste processo a APROCAMPOS, UFRGS, EPAGRI e demais envolvidos.

A expectativa dos produtores é que regulamentação fortaleça a produção, conferindo maior valor agregado ao produto, garantindo a formalidade da produção e preservando a história, a cultura e a tradição desse produto. O projeto prevê que o queijo seja produzido na origem do leite, com ele cru e recém ordenhado, preservando o modo tradicional e mantendo a qualidade do resultado final.

Com a garantia que representa o reconhecimento oficial, a projeção é de que, em 2017, 50 microqueijarias sejam formalizadas junto aos órgãos de inspeção dos 16 municípios que compõem a região dos Campos de Cima da Serra, que abrangem cerca de 1500 produtores.

Deixe uma resposta