Mulheres rurais participam de Encontro em Caseiros

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

“Mulher rural é sensível na vida e forte na lida”, disse a diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás, durante sua palestra, que abordou o protagonismo da mulher na agricultura familiar. A palestra fez parte do 1º Encontro Intermunicipal de Mulheres Rurais, realizado no último sábado (26/11), no município de Caseiros. O Encontro, promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, aconteceu no Salão Paroquial e reuniu mais de 450 mulheres de dez municípios.

A diretora administrativa da Emater/RS fez um resgate histórico da luta das mulheres. “Promover a autonomia é a melhor forma de alcançar a igualdade em todos os setores da sociedade”, disse Silvana. Ela destacou que as mulheres são agentes de mudança. “Elas não lutam apenas pelos seus direitos, elas lutam por um mundo melhor. A mulher é o pilar de sustentação da família e da propriedade”, disse. Silvana apresentou o cenário da agricultura familiar e as políticas públicas para as mulheres como o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais, o Pronaf Mulher, o Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar o Microcrédito Produtivo Rural, entre outros.

Na parte da tarde o público prestigiou a palestra “Mulher Nota 1.000”, com o palestrante Fábio Fiel. Além das palestras, foram realizadas apresentações artísticas, mostra e comercialização de artesanato e agroindústrias caseirenses, dinâmicas, sorteio de brindes e momentos de descontração e integração.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, salientou o papel da mulher na gestão e a necessidade de momentos de integração como esse que o Encontro propiciou. “Quando pensamos na realização desse evento, tínhamos ciência da importância desse tempo para reflexão, valorização e integração das mulheres. A mulher é um público muito importante para Extensão Rural e para a agricultura familiar. Estamos satisfeitos com o sucesso do evento”, avaliou.

Para o prefeito de Caseiros, Dartanhã Luiz Vecchi, as mulheres são o alicerce da família e da sociedade. “As mulheres têm papel fundamental na gestão das famílias e da propriedade. Hoje é um dia muito especial, estamos satisfeitos em sediar esse 1º Encontro”, falou.

O 1º Encontro Intermunicipal de Mulheres Rurais contou com participantes dos municípios de Caseiros, Ciríaco, David Canabarro, Ibiraiaras, Ibiaçá, Vila Lângaro, Muliterno, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul e Santa Cecília do Sul. As participantes levaram como lembrança do Encontro uma muda de amora. Para a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Caseiros, Giancarla Ottoni Passos, o Encontro teve muito êxito. “Conseguimos promover a integração e a valorização das agriculturas. O público prestigiou e participou com grande entusiasmo”, finalizou.

Na avaliação da assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, o encontro levou à reflexão questões importantes como gênero, participação econômica e social, valorização do trabalho da mulher rural. “O sucesso do evento mostrou a força de mobilização e o interesse das mulheres em buscar informações, em estarem atuantes”, destacou.

O 2º Encontro Intermunicipal de Mulheres Rurais, em 2017, será em Santa Cecília do Sul.

Deixe uma resposta