Juliana Pila – Mercado de leite – Scot Consultoria

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

 SEGUNDO MÊS DE QUEDA PARA O PRODUTOR

*Juliana Pila

Segundo mês de queda nos preços do leite pago ao produtor. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$1,178 por litro, sem o frete.

A queda no preço do leite foi de 1,2% no pagamento de outubro (produção de setembro), frente ao pagamento anterior.

Com as quedas nos preços dos lácteos no atacado, persiste a pressão da indústria sobre a cotação do leite. A produção em alta e as importações ainda em grandes volumes explicam este cenário de baixa que deverá perdurar no próximo mês (safra).

No Sul do país, as quedas de preços em outubro chegaram a 3,5% no Paraná, 2,7% no Rio Grande do Sul e 0,2% em Santa Catarina.

Na região, a transição entre pastagens de inverno e verão acabaram prejudicando ligeiramente a produção. Em setembro as expectativas de incremento nos volumes produzidos foram menores que a expectativa e para o próximo mês a previsão aponta para ligeira manutenção na produção.

Para o curto prazo, são esperados preços em queda em todo o país.

Para o pagamento de novembro (produção de outubro), 77% dos laticínios pesquisados acreditam em queda dos preços ao produtor, 16% falam em manutenção e os 7% restantes acreditam em alta.

O pico de produção está previsto para dezembro/16-janeiro/17 no Brasil Central e bacias leiteiras da região Sudeste. Ou seja, até lá a previsão é de que o incremento da oferta continue pressionando o mercado.

 

*Juliana Pila é Zootecnista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Jaboticabal, e atualmente é analista de mercado pela Scot Consultoria.

logotipo_scotconsultoria_fundoverde

1 comentário

  • Parabéns a Scott consultoria por nos deixar bem informado. Abraço. Eu

Deixe uma resposta