Fórum Soja Brasil discute manejo sustentável do solo e alta produtividade durante Expointer

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Especialistas debaterão no evento inteligência no plantio e formas alternativas para uso de fertilizantes, além de discussões sobre cenário econômico

O Rio Grande do Sul receberá no próximo dia 1 de setembro o Fórum Soja Brasil – Safra 2016/2017 – Os Desafios para Alta Produtividade. O evento gratuito acontece durante a Expointer, uma das principais feiras de agronegócio da América Latina, e reunirá lideranças, pesquisadores e produtores rurais de todo o Brasil.

A programação em Esteio (RS) começa às 18h30, na Casa RBS, e terá a presença de debatedores de peso que trarão discussões sobre manejo de solo e uso inteligente de recursos para uma colheita mais competitiva. Destaque para a palestra Técnicas de Rochagem, com o geólogo Éder Martins, pesquisador da Embrapa, que falará sobre como recuperar a fertilidade do solo utilizando o pó de rocha. O processo pode substituir com baixo custo e menor impacto ambiental o emprego de fertilizantes químicos. A inscrição gratuita pode ser feita no site www.projetosojabrasil.com.br.

Para Décio Lopes Teixeira, presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS), o Estado tem boa média na produção do grão, mas nos últimos anos, o volume foi o menor já registrado, evidenciando problemas de sustentabilidade econômica na safra. “É preciso racionalizar o trabalho que é feito na lavoura para alcançarmos viabilidade econômica. Fungicidas, fertilizantes e inseticidas, por exemplo, tiveram aumento de 20%. Qual é a maneira de produzir mais, reduzindo a quantidade de recursos? É o que professor Gassen vai nos responder em sua palestra”.

Com o tema Competitividade e Inteligência de Plantio, o pesquisador e consultor agropecuário Dirceu Gassen se apresentará a partir das 20h. Além do especialista, o fórum terá palestras de Adriana Brondani, diretora executiva do Conselho de informações sobre biotecnologia (CIB), José Eloir Dernadin, pesquisador e especialista e solo da Embrapa, Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja MT e Rodrigo Yoiti, coordenador de pesquisa em agrometeorologia da Fundação ABC.

“O ano está sendo crítico para o produtor devido à elevação dos custos de produção. O profissional do campo precisa aprimorar técnicas de como conduzir a lavoura, qual tecnologia empregar para ter mais produtividade, e os especialistas convidados vão ajudar nessa reflexão, trazendo os melhores cenários. Será uma oportunidade privilegiada para ter contato com consultores gabaritados de forma presencial e personalizada”, destaca Julio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e Aprosoja Brasil com coordenação técnica da Embrapa. O evento tem patrocínio de BASF e Mitsubishi. O apoio de eventos é da Yara Fertilizantes, com apoio Institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é do Safras & Mercado e Somar Meteorologia. No Rio Grande do Sul o projeto tem também parceria da Aprosoja local.

Programação

Fórum Soja Brasil – Os Desafios para Alta Produtividade

18h30 – Credenciamento

19h – Abertura Evento

19h20 – Ação Interativa: Sustentabilidade da Biotecnologia

Palestrante: Adriana Brondani – Diretora-Executiva Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)

Painel: Manejo de solo para Alta Produtividade

19h40 – Palestra: Manejo de Solo Para Alta Produtividade

Palestrante: Dr. José Eloir Dernardim – Pesquisador e Especialista em Solo da Embrapa

20h – Competitividade e Inteligência de Plantio

Palestrante: Dirceu Gassen – Pesquisador e Consultor Agropecuário

20h20 – Casos de Alta Produtividade

Palestrante: Nery Ribas – Diretor técnico da Aprosoja e Presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil

20h40 – Técnicas de Rochagem

Palestrante: Éder Martins – geólogo e pesquisador da Embrapa

21h – Ferramentas de monitoramento e previsão para o manejo da soja na safra 2016/2017

Palestrante: Rodrigo Yoiti – Coordenador de Pesquisa em Agrometeorologia na Fundação ABC.

Debatedor: Décio Teixeira Presidente da Aprosoja RS

Sobre o Canal Rural
O Canal Rural, empresa do Grupo J&F, é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2013), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos “produtores de milhões”, que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.

Sobre o Projeto Soja Brasil

O projeto Soja Brasil está indo para a sua quinta edição. Nesta safra, serão 10 meses de trabalhos. Durante esse período as equipes de reportagem do Soja Brasil acompanham o desenvolvimento da safra de soja nas regiões produtoras do país, do pré-plantio ao pós-colheita. O Projeto é dividido em Caravana Soja Brasil, Expedição Soja Brasil, Fóruns e Solenidade de Abertura Nacional do Plantio da Soja e Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja.

Na Caravana, a carreta do Canal Rural circula pelos principais municípios produtores do país, levando informações de mercado, manejo, pragas, clima, e capacitando os produtores rurais, por meio de palestras e cursos. Na Expedição, duas equipes de jornalismo visitam as principais regiões produtoras ouvindo sojicultores e especialistas e, acompanhando o desenvolvimento das lavouras. Nos Fóruns, os temas que interessam os produtores a cada momento da safra são debatidos por especialistas que ajudam os produtores nas tomadas de decisão.

Duas grandes solenidades marcam momentos importantes da Safra de Soja no país: Solenidade de Abertura Nacional do Plantio da Soja  e a Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja .

Deixe uma resposta