Secretaria da Agricultura trabalha para ampliação de área de milho no Estado

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Assunto foi pauta de encontro com presidente da ABPA Francisco turra
 
Em reunião no último final de semana com o ex- Ministro da Agricultura, Francisco Turra, atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, ABPA, que envolve setores de suínos e aves, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo,  relatou que a secretaria busca, junto com entidades ligadas aos produtores, cooperativas, cerealistas e agroindústrias,  construir um programa de expansão de área milho no Estado. Neste sentido, está se avaliando a possibilidade de priorizar o arrendamento das unidades da Cesa para a armazenagem de milho. O encontro também contou com a participação do deputado estadual Sérgio Turra.
 
“Logo após a colheita do milho, vem a da soja e a dificuldade de armazenar o milho faz com que muitas vezes tenhamos que exportar o grão e, logo em seguida, sentimos a falta do cereal aqui para atender setores da pecuária internamente  e temos que importar. Estamos buscando alternativas para reverter este quadro. Neste sentido, temos a disponibilidade das unidades da Companhia Estadual de Silos e Armazéns, Cesa, para que sejam locadas tendo como prioridade a armazenagem de milho, a fim de suprir este gargalo do abastecimento do mercado do grão para nosso mercado interno, já que o cereal é fundamental na alimentação, via ração, para suínos e aves”, avalia o secretário da agricultura Ernani Polo.
 
 “Sentimos a necessidade do RS de fazer uma campanha para o plantio de milho e armazenagem do grão, não só para aumentar a safra, mas também para ter excedentes, ampliando em até 25% a mais do que a safra passada. Temos áreas a serem utilizadas e podemos também ampliar a produtividade. Somos parceiros da secretaria da agricultura neste objetivo”, avalia o ex-  ministro da agricultura Francisco Turra, presidente da ABPB.  
 
Uma das intenções é criar, no Estado, um modelo que possa balizar o preço de milho ao produtor e que seja também garantindo mais produção para abastecer às agroindústrias, bem como reforçar a importância do milho no processo de rotação de culturas, o que auxilia para o melhoramento do solo.
 
Nesta quarta feira (20) na visita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimetno Blairo Maggi ao Estado, o secretário Ernani Polo relatou o esforço do governo em ampliar a área de milho, medida que o ministro considerou de vital importância para o fortalecimento do setor primário gaúcho e brasileiro. 

Deixe uma resposta