Projeto Soja Brasil dá inicio à temporada 2016/2017 com fórum no Dia do Agricultor

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Cascavel (PR) receberá palestras sobre crédito e seguro rural, clima e cenário econômico da sojicultura, além de atração em homenagem ao Dia do Agricultor

A cidade de Cascavel (PR) sediará em 28 de julho o Fórum Soja Brasil – Safra 2016/2017 – Custos de Produção: Clima e Perspectivas de Mercado. O evento celebra o Dia do Agricultor e marca o início daquinta temporada do Projeto Soja Brasil (www.projetosojabrasil.com.br). Com realização do Canal Rural(http://www.canalrural.com.br/) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil), o projeto tem objetivo de promover a capacitação dos profissionais do campo de todo o País por meio de cursos e palestras.

A primeira parada acontece na Sociedade Rural do Oeste do Paraná, a partir das 8h30, e será marcadapelo debate sobre a instabilidade do clima em ano do fenômeno La Niña, além das perspectivas econômicas para a safra. A programação será veiculada ao vivo pelo Canal Rural e pela internet, a partir das 9h. Os telespectadores também poderão encaminhar perguntas aos painelistas pela fan page do projeto no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil). O fórum é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.projetosojabrasil.com.br.

Considerado o segundo maior produtor de soja do Brasil, o Paraná receberá o evento de estreia do projeto pelo segundo ano consecutivo. Para José Sismeiro, presidente da Aprosoja local, a região se destaca pelo clima propício e terras férteis para o plantio, além de produtores comprometidos com investimento em novas tecnologias. “O Soja Brasil é o maior projeto do mundo dedicado a qualificação do profissional do campo e é uma satisfação recebê-lo. Esse é o momento para trocarmos informação técnica de qualidade, promovermos a difusão de conhecimento e onde temos diagnóstico real do que acontece no Brasil desde o plantio até a colheita”.

Julio Cargnino, diretor de conteúdo do Canal Rural, ressalta o ineditismo do projeto e sua relevância, sobretudo no cenário atual do País. Durante a edição passada, na safra 2015/2016, foram percorridos 11 Estados, 77 mil quilômetros, em mais de 82 municípios. Para o executivo, em função dos desafios dos produtores em relação às incertezas sobre o clima, política e mercado, é ainda mais necessário que os profissionais do campo se mobilizem para participar. “Nunca estivemos diante de tantos desafios como neste ano e o projeto chega justamente para dar suporte na tomada de decisões no campo e fora dele. Em 2015 tivemos eventos com mais de mil participantes e a ideia é que nesta edição mais pessoas ainda façam a adesão”.

Qualificação e atualização profissional – a programação começa com o painel Os Desafios da Biotecnologia na Safra 2016/2017, com Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). Em seguida, os painelistas Desirée Brandt, meteorologista da Somar Meteorologia, Paulo Molinari, analista de Mercado da Safras & Mercado e um representante da Embrapa, do Projeto Avaliação de Riscos Agropecuários, para debate com Marcos da Rosa, presidente da Aprosoja Brasil, o painel La Niña e Mercado – Influências do Clima e da Economia da Safra 2016/17.

Para o painel Crédito e Seguro Rural para Safra 2016/2017 estarão presentes Ângelo Gemignani Sobrinho, do Instituto Brasileiro Para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (IBDAGRO) e Luiz Roberto Foz, consultor especialista em Seguros, debatem com José Sismeiro, da Aprosoja Paraná.

Além da programação técnica, o Fórum Soja Brasil vai felicitar os sojicultores pelo Dia do Agricultor com almoço e show exclusivo de Rodrigo Freitas e banda. “Apostamos em uma programação mais festiva para celebrar a data. Queremos agregar esse sentimento, transmitir a celebração e o reconhecimento do trabalho árduo de quem atua no campo”, finaliza Cargnino.

O Projeto Soja Brasil tem coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors; apoio de eventos da Yara Brasil Fertilizantes; apoio institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

SOBRE O PROJETO SOJA BRASIL

O projeto Soja Brasil está em sua quinta edição. Nesta safra, serão 11 meses de trabalhos. Durante esse período, as equipes de reportagem do Soja Brasil acompanham o desenvolvimento da safra de soja nas regiões produtoras do País, do pré-plantio ao pós-colheita. O projeto é dividido em Caravana Soja Brasil, Expedição Soja Brasil, Fóruns e Solenidade de Abertura Nacional do Plantio da Soja e Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja.

Na Caravana, a carreta do Canal Rural circula pelos principais municípios produtores do País, levando informações de mercado, manejo, pragas, clima, bem como capacita os produtores rurais, por meio de palestras e cursos. Na Expedição, duas equipes de jornalismo visitam as principais regiões produtoras ouvindo sojicultores e especialistas, além de acompanhar o desenvolvimento das lavouras. Nos Fóruns, os temas que interessam os produtores a cada momento da safra são debatidos por especialistas, ajudando os produtores nas tomadas de decisão.

Deixe uma resposta