(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Produtores podem contratar seguro para a safra de verão

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Especialista alerta que agricultores devem agilizar contratações para ficar à frente na fila da subvenção

Mais uma vez o clima pode ser determinante na safra de grãos no verão. Com os prognósticos climáticos apontando para a possibilidade de um período de La Niña ou mesmo El Nino, que significa um período de chuvas desregulado,  o produtor precisará organizar estratégias e utilizar ferramentas para proteção das lavouras, nas quais se inclui o seguro agrícola. Para este ano, a previsão de subvenção do governo federal é de R$ 400 milhões para os agricultores.

Conforme o diretor da Tovese, Otavio Simch, a safra 2015/2016 foi muito preocupante para os produtores de soja no Rio Grande do Sul. Mesmo com o recorde de safra, as intempéries trouxeram problemas especialmente na Metade Sul. Já no último ano de estiagem, na safra 2011/2012, os prejuízos foram enormes, com quebra de mais de 40% da safra e prejuízos na ordem de R$ 5 bilhões.

Simch alerta que o clima, no sul do país, vai continuar a trazer surpresas. Lembra também que é importante que o produtor agilize a contratação do seguro para ficar à frente na fila da subvenção e não correr riscos caso haja cortes nos subsídios como foi na última safra. “Para ao longo do tempo conseguirmos reduzir ao máximo os prejuízos dos produtores, é preciso avançar rapidamente na contratação dos seguros para as lavouras. Tanto mais lavouras seguradas, menos problemas o setor terá para administrar em futuros eventos climáticos”, observa.

Deixe uma resposta