Rural Show supera expectativas e bate recorde de público em 2016

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

O evento reuniu cerca de 45 mil pessoas

A oitava edição do Rural Show terminou na tarde deste domingo, dia 10 de julho. O evento, que já é considerado o maior da agricultura familiar do Brasil, novamente superou as expectativas e teve recorde de público, totalizando a participação de cerca de 45 mil pessoas.

Durante os quatro dias do Rural Show, o público, que compareceu ao Centro de Eventos de Nova Petrópolis, teve a oportunidade de participar de palestras e dinâmicas, acompanhar encontros e reuniões para troca de experiências.

De acordo com o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, este ano o objetivo do Rural Show foi de multiplicar o máximo de conhecimentos, tecnologias e inovações. “Acima de tudo, com o evento queríamos ampliar as tecnologias em mais áreas da economia do setor da agricultura familiar”, relata.

A Emater/RS – Ascar, uma das promotoras do evento, trouxe diversas alternativas e novas tecnologias à exposição. “Nesta edição trouxemos uma pequena mostra do que trabalhamos no dia-a-dia. Para a feira selecionamos tecnologias destinadas ao produtor rural e também mostramos algumas alternativas para aquele público da cidade que tem interesse em inovações ligadas ao setor primário, como é o caso das energias alternativas e da hidroponia”, explica o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar em Nova Petrópolis, Luciano Hamilton Ilha.

O produtor de amora, Edilson Sebastião Ribeiro, de São João do Triunfo, do Paraná, veio à Nova Petrópolis especialmente para o Rural Show em busca de alternativas para a mosca-das-frutas. No espaço da Emater/RS – Ascar ele encontrou soluções e também recebeu orientações quando ao plantio de morango, cultura que está iniciando em sua propriedade. “O Rural Show foi promissor. Não pretendo perder as próximas edições”, relata Ribeiro.

A Emater/RS – Ascar participa ativamente desde a primeira edição do Rural Show. Neste ano, a entidade promoveu excursões com o objetivo de aproximar ainda mais o trabalhador do campo. Da área de atuação dos escritórios regionais de Lajeado, Porto Alegre, Passo Fundo, Soledade e Caxias do Sul foram 120 excursões vindas de diversos municípios gaúchos.

A credibilidade que o Rural Show adquiriu se fez notar ao longo dos quatro dias de feira com intensa movimentação de público e também com a presença de autoridades ligadas ao setor.  Para o subsecretário da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Expointer, Sérgio Bandoca Foscarini, o Rural Show é um evento muito importante para o Estado. “Ele fornece uma visibilidade diferente por se tratar de uma feira menor. Tenho certeza que muitas inovações que vi aqui, levarei para a Expointer 2016”, salienta.

Além das dinâmicas, a oitava edição do Rural Show contou com a exposição de 180 stands, sendo 45 agroindústrias. No Centro de Eventos foi criado um espaço exclusivo para apresentação e comercialização dos produtos e serviços das pequenas agroindústrias familiares e do artesanato rural do Estado.

Representando os expositores desta edição, o representante técnico de Vendas da Bayer Saúde Animal, Júlio Cesar Martino, agradeceu pela oportunidade e garantiu que o Rural Show é um evento diferenciado e consolidado, que leva informações importantes para o produtor, o que torna ele mais eficiente. “No Rural Show estamos contribuindo não só com a cadeia leiteira, mas também com toda a agricultura. Aqui, fornecemos informações que podem ser utilizadas no dia-a-dia na propriedade. São conhecimentos que fazem diferença nos dias de hoje”, completa Martino.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, é importante reconhecer o trabalho que vem sendo feito em Nova Petrópolis. “Estamos num evento de fortalecimento do nosso setor agropecuário. Está no DNA do gaúcho a capacidade de produzir alimentos”, frisa.  Na ocasião, o secretário ainda elogiou o trabalho que a Cooperativa Piá vem realizando. “A Piá é uma referência não só para nosso Estado, mas para todo o Brasil, de como o trabalho é feito com seriedade. A Cooperativa busca efetivamente o apoio ao produtor e faz com que o leite seja produzido com a melhor qualidade para disponibilizar ao consumidor”, completa.

Neste ano, o Rural Show também recebeu um importante encontro para o segmento do leite, a Reunião Conjunta das Câmaras de Leite da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS. O encontro contou com a participação do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Kny aprovou a realização do Rural Show 2016. “Nesses quatro dias recebemos agricultores que de 340 municípios, cerca de 5 mil famílias rurais estiveram presentes nesse que é o único evento do agronegócio familiar empreendedor que ocorre no auge do inverno gaúcho”.

O Rural Show teve organização da Cooperativa Piá, Emater/RS – Ascar e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e contou com o apoio de diversos financiadores: Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul – SDR, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul – FETAG, Instituto Gaúcho do Leite – IGL, Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul – Sindilat RS, Tetra Pak, SIG Combibloc, Sistemas OCERGS/SESCOOP RS, Badesul, Sicredi Pioneira, HDA Iluminação LED e Milkpoint.

Deixe uma resposta