(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Inscrições para a Expointer seguem até 15 de julho

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Os interessados em participar da Feira da Agricultura Familiar, da 39ª Expointer – a maior exposição de animais, máquinas, implementos e produtos agropecuários da América Latina – precisam ficar atentos ao prazo. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de julho, nos sites das instituições que apoiam o evento: a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag); a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf); e a Via Campesina.  Neste ano, serão disponibilizados 220 espaços para agroindústrias familiares, estandes de artesanato, plantas, flores e espaços para alimentação.A feira ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, em Esteio (RS).

A expectativa é que o espaço destinado à Agricultura Familiar seja uma das atrações mais visitadas do evento, como ocorreu nas edições anteriores. Em 2015, mais de 240 empreendimentos da agricultura familiar integraram a feira e comercializaram cerca de R$ 2,2 milhões em produtos coloniais. Os itens mais procurados foram embutidos, queijos e bebidas. Para participar, o agricultor deve preencher as fichas online, que serão encaminhadas para análise e homologação da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do estado. É necessário que o produtor rural esteja inscrito no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).

Oportunidade para as agroindústrias

Durante o evento, os expositores também poderão participar do 5º Concurso de Produtos da Agroindustria Familiar, que vai eleger os melhores itens de oito categorias: queijo tipo colonial; salame; mel; suco de uva integral e natural; vinho tinto de mesa seco; vinho tinto fino seco; cachaça prata e cachaça envelhecida. O objetivo do concurso é dar visibilidade à produção das agroindústrias da agricultura familiar no estado do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta