(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Produtores investem cada vez mais em soluções tecnológicas para o campo

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Agricultura de precisão auxilia no aumento da produtividade, reduz custos e gera diferentes benefícios ambientais

Muitos produtores rurais já sabem que tecnologia e aumento de produtividade estão diretamente ligados. Por isso, a cada ano cresce o investimento em produtos e equipamentos com tecnologia embarcada e que realizem com precisão o trabalho no campo. A necessidade de diminuir custos ao mesmo tempo em que se aumenta a produção é uma realidade que os agricultores brasileiros vivenciam há alguns anos. Em função disso, já procuram máquinas que suportem ferramentas e sistemas de agricultura de precisão.

Esses equipamentos vão desde pilotos automáticos a receptores de sinais e monitores para o gerenciamento de atividades. Ao instalar esses sistemas nas máquinas, o produtor passa a experimentar maior rentabilidade nos trabalhos da fazenda, com menos gastos. Esses ganhos se dão pelo fato de que, ao trabalhar com agricultura de precisão, o consumo de combustível, a aplicação de insumos, o plantio das sementes e as demais tarefas passam a ser executados com a quantidade exata demandada em cada etapa, sem que haja desperdício.

Em Carambeí (PR), a Fazenda Itu trabalha há mais de dois anos com o sistema AFS de agricultura de precisão Case IH. Lá, o pulverizador realiza o trabalho com sinal RTK e piloto automático. Frederico Rodolfo Nolte, proprietário da Fazenda Itu, agricultor há mais de 23 anos e cliente da concessionária Tratorcase, conta que percebeu a necessidade de reduzir custos e aprimorar os trabalhos da fazenda, por isso decidiu investir em tecnologia. “Reduzimos gastos, diminuímos a mãodeobra e, com essa redução de custos, conseguimos investir no maquinário a quantia economizada”, explica o produtor, que cultiva trigo, aveia, soja, milho e feijão.

Frederico Nolte trabalha há mais de dois anos com agricultura de precisão e contabiliza vantagens. Crédito: Cauan Lemos
Frederico Nolte trabalha há mais de dois anos com agricultura de precisão e contabiliza vantagens. Crédito: Cauan Lemos

Entre os principais objetivos do sistema AFS Case IH estão a otimização da área plantada, redução dos custos operacionais aumentando a produtividade, aplicação eficiente de insumos agrícolas e diminuição dos impactos ambientais.

“Um equipamento de corte automático das seções de uma semeadora ou de um pulverizador pode gerar uma economia nas cabeceiras de até 75%, comparado com o convencional sem a tecnologia”, explica o especialista de produtos da Case IH, Giovani Polastro. Além de melhorar o acabamento no momento do plantio e usar adequadamente o defensivo agrícola na pulverização, o resultado reduz significativamente os desperdícios durante as operações.

No Brasil, as principais soluções em agricultura de precisão existem desde 1995, mas a sua expansão se deu a partir de 2007, quando a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) e o Ministério da Agricultura (MAPA),criaram um ambiente favorável e inovador para o fomento das novas tecnologias através do Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão (CBAP). Com caráter consultivo, o CBAP vem buscando soluções para os principais gargalos que restringem o desenvolvimento da Agricultura de Precisão no Brasil.

Deixe uma resposta