Colheita de milho e soja atingem 95% da área e com ótimas produtividades

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A ocorrência de geadas no final de semana pode ter atingido algumas lavouras tardias de milho, semeadas em resteva de fumo, principalmente as localizadas em regiões de maiores altitudes. Porém, não há previsão de perdas em função deste evento. A colheita segue para a finalização, atingindo 95% da área, com a produtividade se mantendo acima dos 6 mil kg/ha, com boa qualidade comercial. Os agricultores estão ofertando o produto e retendo a soja, acreditando na melhoria de preço da oleaginosa.

Com a colheita da Soja praticamente encerrada chegando a 95% da área e com boa produtividade média, de 2.988 kg/ha, resta no momento focar no mercado e realizar boas vendas para coroar a safra com bom lucro.

Após a colheita da lavoura de soja, agricultores iniciam preparativos para a semeadura do trigo, como calagem das áreas e controle de capim rabo-de-burro. Seguem em andamento a movimentação para aquisição de sementes para a próxima safra e o encaminhamento de projetos técnicos aos agentes financeiros para o financiamento da cultura de inverno. Não está bem clara a tendência de diminuição ou a manutenção da área cultivada, ainda que já tenham sido publicados os novos boletins climáticos para o outono e inverno de 2016, além da melhora da cotação do grão e a boa capitalização dos produtores devido à boa colheita da soja. Por outro lado, outros cultivos de inverno, como canola, linhaça e girassol, têm despertado o interesse dos agricultores. Outro segmento com avanço observado é o cultivo de aveia e azevém com intuito do estabelecimento da ILP (Integração Lavoura Pecuária). De acordo com o Zoneamento Agroclimático para o Trigo, o plantio deverá iniciar a partir da segunda quinzena de maio/2016, pela região das Missões e Fronteira Noroeste.