(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

UPF sedia Seminário Aquicultura em Águas Públicas

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Hidroelétricas (AMUSUH), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizam, em um trabalho conjunto, o Seminário Aquicultura em Águas Públicas. O evento acontece no dia 20 de maio, no Salão de Atos da Faculdade de Direito, Campus I.

O encontro contará com a presença de representantes da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, das Secretarias do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, da empresa de Tanques-rede Iarema e de outras instituições como Sebrae, Ematere e Ibama. Também estarão presentes representantes das universidades federais dos três estados da região Sul e dos governos estaduais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Entre os objetivos, o seminário busca difundir a importância da prática na criação de peixes em tanques-redes e outros sistemas, apresentar a legislação estadual e a federal sobre os lagos, trocar informações e experiências sobre atividades desenvolvidas e fortalecer a piscicultura.

Programação
As atividades iniciam às 8h30min, com o credenciamento. A abertura oficial está marcada para as 9h10min. A primeira palestra terá como tema “Fortalecimento da piscicultura como oportunidade de geração de renda e desenvolvimento em águas públicas”. O convidado será o diretor do Departamento e Ordenamento de Aquicultura da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Cleberson Carneiro Zavaski.

“Experiências em produção de peixes nos lagos das usinas” é o tema da palestra que inicia às 10h20min. Na sequência o assunto abordado será “Pesquisas, experiências e tecnologias na aquicutura”. Os convidados são os professores Dr. Evoy Zaniboni Filho, da Universidade Federal de Santa Catarina; Dr. Carlos Eduardo Zacarkim, da Universidade Federal do Paraná; e Dr. Danilo Pedro Streit Junior, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A programação da tarde inicia às 14h30min, com a palestra “Legislação dos lagos para cultivo de peixes e licenciamento ambiental em águas públicas estaduais”, com Juarez Jeffman, analista da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Às 15h10min, inicia o debate “Fortalecimento das cadeiras produtivas – qualificação tecnológica, sustentabilidade social e ambiental”, com Ricardo José Núncio, diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SDR/RS). Às 15h45min, a palestra será com o diretor proprietário da empresa Tanques-Redes Iarema, Demétrio Iarema. O tema será “Implantação de tanques-redes nos lagos – opções para piscicultura”. 

O encontro encerra com uma mesa redonda, aberta para perguntas e discussões sobre os temas trabalhados. 

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail amusuh@amusuh.org.br.

1 comentário

Deixe uma resposta