Fenasoja 2016 é lançada no Piratini com expectativa de safra e público recordes

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

O lançamento oficial da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (4), durante almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. O evento será realizado no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, entre os dias 29 de abril e 8 de maio. A cidade é considerada o berço nacional da soja, pois lá se iniciou o plantio comercial da oleaginosa no Brasil.

O governador José Ivo Sartori saudou os organizadores da feira pelo Jubileu de Ouro, ocorrido no final do ano passado e que será comemorado no dia 5 de maio, durante o evento. “Parabéns aos organizadores da feira, que, desde a sua origem, têm na força da comunidade o impulso para fazê-la avançar. Preservando valores, mas agregando algo novo. Apostando em uma cultura de inovação e empreendedorismo, sem deixar de lado a cooperação”, ressaltou.

Sartori destacou ainda que a Fenasoja é mais um exemplo do Rio Grande que dá certo e que o agronegócio é responsável por 44% do PIB do estado. Afirmou que o atual desafio é tornar estruturas estatais menos burocráticas, mais ágeis, menos voltadas a si mesmas.

“Temos um longo caminho a percorrer para atingirmos a sustentabilidade nas contas públicas. Com coragem e determinação vamos superar todas as dificuldades e colocar o nosso estado no caminho do desenvolvimento”, declarou.

Safra

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, destacou a boa expectativa para safra, que deverá superar a de 2015, alcançando 16 milhões de toneladas colhidas. “E temos potencial para ampliar a área plantada. Por isto, vamos realizar na Fenasoja o Fórum Regional sobre Conservação do Solo e da Água, o programa estadual para o manejo adequado do solo e da água, para dar mais sustentabilidade a nossa produção”, afirmou Polo.   

O presidente da Fenasoja, Gerson Miguel Lauermann, afirmou que a pujança do evento ficará destacada na abertura da feira, quando ocorrerá o encerramento oficial da colheita do grão no país. “O parque receberá mais de 600 expositores e nossa expectativa é tão boa quanto à safra. Pretendemos superar os números do ano passado, quando recebemos 210,5 mil visitantes e os alcançamos R$ 69,6 milhões em negócios”, ressaltou.  

O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, enalteceu o trabalho do grupo de voluntários, que consagrou a feira como uma das maiores do RS. A Região Noroeste tem o maior polo metal mecânico do estado. É de lá que saem 65% das colheitadeiras produzidas no país.

Entre as atrações desta edição estão a Cozinha da Soja, os Caminhos da Soja, o Festival de Pratos Derivados da Soja e o bolo da Fenasoja. Prestigiaram o lançamento secretários de Estado, deputados estaduais e federais, o senador Lasier Martins, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário.

Deixe uma resposta